Projeto de sustentabilidade envolve 40 mil alunos do ensino superior em todo o país

Projeto “Meu Papel no Mundo”, desenvolvido pela Educação a Distância da Unicesumar, foi lançado em 2018 e deixou de imprimir mais de 80 mil exemplares de livros pedagógicos, convertidos em 40 toneladas de alimentos

Em apenas um ano, mais de 80 milhões de litros de água economizados, mais de 600 toneladas de CO2 deixaram de ser jogadas na atmosfera e mais de 1.500 árvores foram poupadas de corte. Tudo isso graças à participação de 40 mil alunos da Educação a Distância da Unicesumar no projeto “Meu Papel do Mundo”. Os estudantes deixaram de consumir 80 mil livros e optaram por estudar de uma forma mais sustentável. 

O projeto pedagógico da EAD Unicesumar oferece livros impressos de acordo com as disciplinas cursadas. Porém, desde 2018, o “Meu papel no mundo” – projeto alicerçado nos pilares da economia, sustentabilidade e responsabilidade social – oferece os mesmos materiais no formato digital.  

A estudante Eliana Paiva, do curso EAD de Pedagogia em Aracruz (ES), lembra do momento em que soube da proposta da instituição. “Participo de uma ONG que visa a criação de valores humanos por meio da cultura e educação para um mundo de paz. O projeto da Unicesumar permite que eu possa cuidar do planeta. Percebo o quanto é gratificante compartilhar do sucesso com outros milhares de estudantes”, destaca, acrescentando que as próprias aulas a encaminham para uma maneira consciente de posicionar-se sobre este e outros temas.

De acordo com o diretor executivo de operações da EAD Unicesumar, Chrystiano Costa Mincoff, a instituição resolveu tornar oficial a opção de o aluno retirar o seu livro impresso ou não, e ainda, ajudar a comunidade local. “Observando a tendência digital e primando pela sustentabilidade em suas diferentes vertentes, criamos o “Meu Papel no Mundo”, oportunidade também em que doaremos um quilo de alimento a cada módulo em que o aluno optar por não receber o livro impresso, ou seja, se o aluno optar pelo livro on-line, sua decisão será revertida em um quilo de alimento para uma instituição de sua cidade”, explica. 

Atualmente, a Unicesumar possui 190 mil alunos em mais de 700 polos de educação a distância por todo o Brasil, além de três polos internacionais, localizados em Miami (EUA), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Genebra (Suíça). Diante deste cenário, o objetivo é que haja uma adesão ainda maior nos próximos meses. “Nossos alunos abraçaram a nossa ideia e estão optando pelos livros on-line. O mérito é deles, nossos principais parceiros neste processo de transformação, não apenas por meio da educação, mas da conscientização e da responsabilidade social e sustentabilidade”, completa o diretor.  

Lançado há um ano, o projeto contou com a participação de diversos polos pelo Brasil que, juntos, arrecadaram mais de 40 toneladas de alimentos ou 1.500 cestas básicas. Os alimentos serão entregues no mês de dezembro para instituições das cidades dos polos participantes. 

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA