Cadelinha que era o xodó da Praça da Prefeitura morre por suspeita de envenenamento


A cadelinha Dondoca, que virou o Xodó dos comerciantes da Praça da Prefeitura, morreu na noite desta quarta-feira, 04, com suspeita de ter sido envenenada. Alguns comerciantes disseram que perceberam cadelinha vomitando e muito frágil, os mesmo ainda chegaram a ligar para uma veterinária que orientou um medicamento para desintoxicação, após medicar o animal a mesma teve uma pequena reação e foi colocada nas dependências do Posto de saúde para ficar protegida de possíveis agressores, mas a mesma não resistiu e veio a óbito.


Os comerciantes lamentaram e se mostraram muito triste com a morte de Dondoca, pois já estavam acostumados com seu carinho e sua presença constante, conviveram com a mesma por dez anos.


Dondoca faz parte do crescente número de animal de rua que existe em Capim Grosso e na maioria das cidades da região. Nos últimos meses a Prefeitura e a ACAPA vem fazendo um trabalho de castração de animais, mas além de ainda ser de forma tímida, a ação esbarra em algumas dificuldades; a ACAPA esbarra na falta de recursos e de um lugar adequado para manter esses animais, a prefeitura demorou muito para iniciar a ação, além disso alguns proprietários não cuidam devidamente de seus animais, deixam soltos ou abandonam na primeira dificuldade.

O certo é que nos últimos meses vários animais foram envenenados, pessoas que se incomodam com alguns transtornos provocados por estes animais, enxergam na eliminação deles desta forma cruel, a solução o que é um grande erro, pois além ser um crime previsto no Código Penal, é desumano.

Por outro lado a quantidade de cachorros soltos nas ruas tem causados, prejuízos e muito incomodo, na cidade os mesmo tem provocados acidentes e ataques, sujeira e muito barulho, na zona rural ataque aos rebanhos e muitos prejuízos.

É preciso ações públicas e punição a proprietários que abandonam esses animais, assim como a aqueles que cometem o crime de envenenar um animal muitas vezes indefeso.

A comunidade precisa reagir cobrar e buscar uma solução que possa ser benéfica para todos.

Fonte:RF Noticias.
Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA