Projeto EcoKids promove palestras sobre preservação de rios para estudantes de Jacobina

Mais de 100 alunos, professores e funcionários do Colégio Luíz Alberto Dourado de Carvalho, em Jacobina, participaram de uma série de palestras promovida pelo Ministério Público estadual através do projeto EcoKids. As apresentações ocorreram no dia 18/09, e destacaram os temas “Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Sustentável”, especialmente em relação à preservação dos rios e dos corpos d’água da região. O promotor de Justiça Pablo Almeida falou no evento sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, em especial na região semiárida, onde a água é ainda mais escassa. Ele também explicou que a agricultura e a pecuária são grandes consumidores de água e, por isso, devem buscar reduzir o uso de recursos hídricos, preservar as matas ciliares e adotar outras ações para preservar a natureza. Além da questão dos recursos hídricos, o promotor apresentou imagens de animais silvestres captadas por um projeto de monitoramento de fauna apoiado pela Promotoria de Justiça de Jacobina. As fotos foram usadas para mostrar a importância dos animais na dispersão de sementes, o que colabora para o reflorestamento.

O evento foi aberto pelo secretário de Meio Ambiente de Jacobina, que falou sobre a importância de educar os mais jovens sobre as questões ambientais. A programação foi finalizada por outras duas palestras: uma sobre o ciclo das águas, ministrada pelo engenheiro Marcos Paulo, e outra sobre como os problemas ambientais podem afetar a saúda da população, ministrada pelo gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina Jorge Luiz. Ao final das falas, os estudantes encerraram o evento com a declamação coletiva de uma poesia. Ainda foi exibido um vídeo com as atividades de preservação realizadas pelas escolas, como a visita aos Rios do Ouro e do Itapucuru.

Projeto EcoKids
O projeto EcoKids, que faz parte do Planejamento Estratégico do Ministério Público estadual, promove a criação e divulgação de um jornal sobre meio ambiente em escolas públicas e privadas. O informativo é escrito pelos próprios estudantes, que realizam toda a pesquisa para o material. No caso do EcoKids, os alunos devem estar matriculados no Fundamental I. Em 2018, o Colégio Luíz Alberto Dourado de Carvalho participou de outro projeto do MP - o Ecoteens, que possui o mesmo objetivo, mas é destinado aos alunos do Fundamental II.

* Estagiária de Jornalismo com supervisão de Maiama Cardoso (MTBa 2335)
Postagem Anterior Próxima Postagem