Segurança em foco: Jacobina Mineração realiza ações pautadas no bem-estar da equipe

A Jacobina Mineração e Comércio realizou, em agosto, duas edições do Safety Day, um programa de um dia com treinamentos sobre segurança abordando três temáticas distintas: primeiros socorros, riscos e prevenção no local de trabalho, prevenção e combate a incêndios. 

“No Safety Day é empregada a máxima que um problema é uma oportunidade de melhoria e fortalecimento da cultura de segurança”, conta o gerente de mina, Antônio Marcos Mendonça de Oliveira.

No último encontro, o Safety Day foi introduzido no Diálogo Diário de Segurança (DDS) com a presença de 200 colaboradores de diversos setores de operação da mina. A metodologia motivacional, dinâmica e prática empregada visou estimular os colaboradores a perceberem as consequências das suas decisões dentro de um ambiente seguro. 

O gerente observa que o objetivo do treinamento é promover a mudança de comportamento da equipe de forma duradoura e a periodicidade do programa é fundamental para consolidá-lo, assim uma nova etapa está prevista para ser realizada ainda neste ano. 

Os resultados alcançados foram além dos esperados, os colaboradores começaram a refletir sobre as situações de riscos com potencial de melhora. A partir do encontro, e junto com sugestões da supervisão e operação de mina, surgiram algumas oportunidades que foram aplicadas na empresa com a finalidade de aperfeiçoar os procedimentos de segurança da empresa. 

Entre elas, a padronização de estacionamento de caminhões no pátio próximo à mina, que saiu do modelo em linha para o modelo paralelo, melhorando as questões de segurança, principalmente no momento das inspeções dos equipamentos antes e no final de cada turno, bem como facilitando a visualização dos veículos estacionados durante o turno da noite, devido às faixas refletoras afixadas nas cabines dos caminhões. 

Manutenção das vias, blitz para inspecionar os equipamentos e as tarefas, além da sinalização interna da mina compuseram o pacote de medidas implementados nessa fase do Safety Day.
Postagem Anterior Próxima Postagem