Entidades já podem se organizar para inscrever projetos sociais no próximo Seminário de Parcerias

Instituto Yamana vai realizar no dia 10 de Setembro, a partir das 13h30, em Jacobina (BA), a primeira reunião do Seminário de Parcerias de 2019. O encontro será no Sindicato dos Comerciários de Jacobina (Rua Artur Diniz Veloso, 56 – Centro). 

Na oportunidade serão apresentadas as regras do novo regulamento, as orientações de como preencher o projeto e os prazos de inscrição. Podem participar instituições filantrópicas e de assistência social, escolas, igrejas, ONGs, associações de moradores e de classes, além de cooperativas de agentes econômicos, que sejam de Jacobina e legalmente constituídas. 

Os projetos selecionados são escolhidos de forma democrática, conforme as necessidades atuais das comunidades em questão, e recebem apoio por meio de financiamento de recursos e acompanhamento das atividades. Essa é uma das iniciativas realizadas localmente por meio da Yamana Gold para contribuir com o desenvolvimento de projetos socioambientais das organizações sociais locais das comunidades do entorno da Jacobina Mineração e Comércio (JMC).

O Seminário de Parcerias lança novas edições anualmente, o que dá a oportunidade para que mais projetos sejam reconhecidos e apoiados e mais pessoas, além das 50 mil beneficiadas, possam ser contempladas pelas ações. Na edição de 2018 do Seminário, o Instituto Yamana selecionou 21 novos projetos, das categorias Geração de Renda; Educação; Saúde; e Assistência Social, propostos por organizações de Jacobina e comunidades rurais de seu entorno.

Um desses projetos foi apresentado por Jozelito Dutra Souza, presidente da Associação da Jaboticaba, que conseguiu aprovar o primeiro projeto no Seminário em 2018. A comunidade, formada por 50 famílias conquistou uma fábrica de polpas de frutas que, na fase de teste, será usada para produção de consumo próprio, melhorando a alimentação dos moradores.

O projeto da associação é de ampliar a experiência com o uso do equipamento e tornar a atividade viável comercialmente. Jozelito reconhece que há ainda um longo caminho a ser percorrido até se chegar à adequação das regras de vigilância sanitária e tornar o negócio viável. Mas, ele reconhece o valor do ponta pé inicial conseguido com o incentivo do Seminário. “Foi muito bom participar do Seminário ano passado e estamos aguardando para participar novamente neste ano. Nossa região tem muitas frutas e seguiremos com o nosso objetivo de montar uma fábrica para as fazendas”, planeja. 

Sobre o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental

Criado em 2012 pela Yamana, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local por meio de ações, projetos e programas específicos, respeitando a diversidade cultural e características locais.

O Instituto Yamana é o responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da companhia e o faz por meio de parcerias com instituições para estimular pesquisas, incentivando ainda o conceito de voluntariado, a ética, cidadania e a democracia.
Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA