Cientistas criam tatuagens que mudam de cor quando organismo está desregulado

Cientistas criam tatuagens que mudam de cor quando organismo está desregulado
A ciência está tornando cada vez mais próxima a possiblidade da saúde de uma pessoa ser indicada a partir de tatuagens. Um grupo de pesquisadores de uma universidade da Alemanha vem desenvolvendo uma tinta que, quando aplicada embaixo da pele, muda de cor sempre que o organismo está desregulado. As tonalidades do pigmento variam conforme a flutuação da glicose, da albumina e do pH no sangue. Essas substâncias são importantes e servem como medidores na hora de avaliar a saúde.

A pesquisa ainda não deu início aos testes em humanos. No entanto, os testes preliminares, feitos em pele de porco, mostraram que as tatuagens respondem de acordo com o esperado às variações na concentração dos biomarcadores.

O grupo que assina o estudo, publicado na revista científica Angewandte Chemie International Edition, foi capaz de estimar com sucesso as concentrações dos compostos vendo fotos das tatuagens em seus smartphones, conforme reportagem da Superinteressante.

Os pesquisadores escolheram biomarcadores que indicam anomalias versáteis. A albumina é uma proteína que, em níveis baixos, aponta para problemas no rim ou no fígado e, em altos, pode indicar problemas cardíacos. Diabetes compromete a capacidade do corpo de metabolizar açúcares, por isso a quantidade de glicose no sangue fica alta. BN
Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA