Banco Central rebate Bolsonaro e diz que não há projeto de moeda única


O Banco Central divulgou uma nota de esclarecimento, na página oficial da instituição, para informar que não há nenhum projeto ou estudo em andamento para “uma união monetária com a Argentina”. A afirmação foi feita após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) comentar, em viagem ao país vizinho, a possibilidade de existir uma moeda única na América do Sul. Ele conversou com a imprensa na manhã desta sexta-feira (07/06/2019), ao embarcar de volta ao Brasil.

Segundo o BC, “há tão somente, como é natural na relação entre parceiros, diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional”.

O assunto teria surgido em reunião do ministro da Economia, Paulo Guedes, com empresários argentinos, e a moeda seria batizada de peso real. “Esse foi o primeiro passo para o sonho de uma moeda única. Como aconteceu o euro lá atrás, pode acontecer o peso real aqui. Meu forte não é economia, mas acreditamos no feeling, na bagagem, no conhecimento e no patriotismo do Paulo Guedes nessa questão também”, afirmou Bolsonaro.

Antes de publicar a nota de esclarecimento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ligou para Guedes preocupado com a possibilidade de implementação do peso real, conforme apurou o Metrópoles. O ministro, em resposta, disse apenas se tratar de uma ideia.
Fonte: Metrópoles
Postagem Anterior Próxima Postagem