Pesquisadores desenvolvem inteligência artificial para detectar câncer de pulmão


A revista Nature Medicine divulgou um estudo de pesquisadores que desenvolveram uma inteligência artificial capaz de detectar, entre outras doenças, o câncer de pulmão. A doença causou 1,7 milhão de mortes em todo o mundo.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a tecnologia está em desenvolvimento, e ainda não está pronta para uso generalizado. A tecnologia envolve tomografia computadorizada e, além de identificar cânceres, as imagens podem identificar a possibilidade de a doença se instaurar no futuro.

No entanto, ainda de acordo com a Folha, o teste pode confundir manchas benignas com malignas, e fazer com que pacientes passem por procedimentos invasivos e arriscados. Além disso, radiologistas podem ter interpretações diferentes de uma mesma imagem.

O sistema, testado em 6.716 casos, registrou 94% de precisão. O aproveitamento de falsos positivos e falsos negativos é melhor do que o de médicos. Segundo o estudo, a capacidade de processar um grande volume de dados pode tornar a inteligência artificial capaz de reconhecer padrões que são impossíveis para os olhos humanos.

Segundo informações da Folha de S. Paulo
Postagem Anterior Próxima Postagem