Campanha defende prevenção e conscientização para combater a asma

Campanha defende prevenção e conscientização para combater a asma

O Dia Mundial da Asma, celebrado sempre na primeira terça-feira do mês de maio, desde 1998, em 2019 tem como tema "Pare a Asma" (Stop for Asthma, em inglês). A letras da palavra stop relembram atitudes importantes diante da doença: Sintomas a avaliar; Testar a resposta obtida com a medicação e com o controle ambiental; Observar e avaliar o paciente de forma contínua; e Proceder o ajuste ao tratamento e às medidas de controle ambiental.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) atualmente há cerca de 235 milhões de pessoas com a doença no mundo. A doença, também conhecida como "bronquite asmática" ou como "bronquite alérgica", está presente em todos os países do mundo, independentemente do nível de desenvolvimento. Segundo a Agência Brasil, mais de 80% das mortes relacionadas a ela acontecem em países em desenvolvimento.

A OMS considera a asma uma questão de saúde pública e que deve receber especial atenção entre as populações pobres e desfavorecidas. A taxa de mortalidade da asma é relativamente baixa, se comparada a outras doenças crônicas, mas, apenas no ano de 2015, mais de 383 mil pessoas morreram da doença, a maioria com idade avançada.  BN
Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA