Após sumiço de empresários de Jacobina, clientes de Serrolândia temem golpe"

Railda e Mário estão desaparecidos - Foto: Reprodução
O casal de empresário Mário e Railda, proprietários da empresa Compra Premiada Moto Ouro, de Jacobina, está desaparecido desde o dia 02 de maio. Segundo familiares e amigos, desde o desaparecimentos, os telefones e WhatsApp do casal não funcionam.

Várias mensagens foram enviadas em redes sociais pedindo informações sobre o paradeiro de Mário e Railda. A sede da empresa 'Compra Premiada Moto Ouro', localizada em Jacobina, está fechada desde o sumiço do casal. A família já acionou a Polícia Civil para investigar o que teria acontecido. Hoje completam dez dias do desaparecimento dos comerciantes.

Família desesperada
Os familiares e funcionários divulgaram uma nota de onde dizem estar "em total desespero" com o sumiço do casal. Em um trecho da nota, a pessoa pede que não seja feito "nenhum tipo de depósito, pagamento ou transferência" até ter uma resposta. Confira abaixo a íntegra da nota divulgada. A autoria do texto não foi informada.

"Nota de esclarecimento. Venho através deste aviso lhes comunicar o desaparecimento dos donos proprietários da empresa Compra Premiada Moto Ouro. Nós funcionários estamos em total desespero, desde o dia 02 de maio. Nós, família e amigos não estamos conseguindo nenhum contato, e nem falar com eles, Mário e Railda. Os telefones deles não funcionam, as ligações e mensagens vão direto para caixa postal. Ninguém sabe se estão vivos, mortos ou até sequestrados, não sabemos o que pode estar acontecendo. Por favor, não façam nenhum tipo de depósito, pagamento ou transferência até termos uma resposta. Já foi registrado o Boletim de Ocorrência hoje, a polícia já foi acionada. Estamos aguardando os detalhes desse triste episódio que é realmente uma situação desesperadora. Agradecemos a atenção de todos, e qualquer notícia voltaremos a avisar".

Railda e Mário estão desaparecidos - Foto: Reprodução
Enquanto a polícia investiga o sumiço e familiares enviam pedidos de ajuda para localizá-los, vários clientes da cidade de Serrolândia, distante cerca de 47 quilômetros de Jacobina, no Centro Norte da Bahia, especulam se o desaparecimento teria sido motivado por um golpe.

Segundo o site Portal Serrolândia, mais de 30 clientes já se manifestaram de alguma forma nas redes sociais. Moradores da cidade estimam que mais de R$ 200 mil foram investidos pelos clientes de Serrolândia. O temor de todos é que estejam sendo vítimas de um golpe.

Os agentes de vendas da 'Compra Premiada Moto Ouro', em Serrolândia, também estão preocupados com a suspeita. Eles, por serem moradores da cidade, apresentaram o empreendimento de Mário e Railda aos familiares, amigos e comerciantes local.

Suspeita de 'Pirâmide'
A modalidade de comércio chamada de 'Compra Premiada' nasceu há quase 20 anos. De lá para cá, cresceu e atingiu seu ápice. Porém, nos últimos anos, vem entrando em declínio. Há alguns anos essa modalidade de venda já dava sinais que seu fim estava próximo.

De acordo com o Ministério da Fazenda, a prática não passa de um golpe antigo, conhecido como 'pirâmide', mas com nova roupagem. A 'Compra Premiada' é também conhecida como 'Venda Premiada', 'Quita Já', 'Consórcio Premiado', 'Consórcio Quita Já', dentre outros.

Como funciona?
Segundo o Ministério da Fazenda, tudo não passa de um golpe. As empresas atraem consumidores com a promessa de adquirirem um bem móvel, por exemplo, motocicletas ou carros. Para isso, formam grupos de participantes que pagam parcelas mensais e concorrem a sorteios do bem contratado. Quando sorteado, o contemplado deixa de ser obrigado a pagar as demais parcelas e outro consumidor é inserido no grupo.

Como todo tipo de golpe, no principio gera muitos lucros, tanto para os proprietários quanto para os clientes, pois são muitos os que recebem seus prêmios, principalmente motos, mas com o passar do tempo o sistema entre em colapso e gera prejuízos aos participantes.

Febre da compra premiada
A 'Compra Premiada' se disseminou por todo o norte e nordeste do Brasil. Nessas regiões, destaca-se a Eletromil, como uma das maiores lojas e pioneira neste tipo de comércio, com filiais nos estados do Maranhão, Ceará e Pará. A loja atualmente é alvo de inúmeros processos judiciais de clientes. Seus proprietários, entre eles o sócio majoritário Eduardo Facundes, estão sendo procurados pela polícia.

O golpe aplicado pela Eletromil, segundo a polícia, causou um prejuízo estimado em mais de R$ 30 milhões. Supõe-se que, mesmo sendo apreendidos todos os bens da empresa e dos envolvidos no golpe, não seria suficiente para pagar os prejuízos.

O Jacobina Notícias não emite juízo sobre os comerciantes e/ou a empresa. Todas as informações são relatos de clientes, familiares, amigos e funcionários da empresa.

Fonte: Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA