Psicóloga destaca as vivências e historicidades que um beijo comporta

Viver Bem: Psicóloga destaca as vivências e historicidades que um beijo comporta

Pode ser entre amigos, namorados ou familiares. Ele talvez seja um rápido selinho ou bem duradouro. A certeza é que, como dizem Sandy & Júnior, “um beijo é muito bom, mais que mil é mais que bom”. Celebrado no próximo dia 13, o dia do beijo remonta sensações, emoções e reações entre os indivíduos envolvidos.

As funções do beijo são variadas: elas podem transmitir um carinho, ser apenas um cumprimento ou até ter funções sociais. Para os gregos, por exemplo, o beijo tinha o intuito de selar um acordo e servia também para demonstrar respeito. Entretanto, o mais resumido propósito do beijo é de demonstrar afeto. De acordo com a psicóloga do Hapvida Saúde, Érica Ferreira, o beijo se torna palavras não ditas. Iniciado desde a infância, aprendemos a beijar desde pequenos com o toque do outro.

SENSAÇÕES

Há várias reações no corpo quando o beijo acontece. Segundo a especialista, o que você está sentindo naquele momento será refletido no ato de beijar. “Milhares de mensagens neurais provocam reações positivas ou negativas diante dos beijos que são recebidos/dados. Em se tratando das positivas, são despertadas lembranças afetuosas, de carinho e amor. Já as negativas, é quando o beijo acontece apenas por obrigação ou educação”, elucida. Em linhas gerais, o despertar de sentimentos e histórias a partir do beijo traz uma sensação de bem-estar relacionada a esta troca de sabores e lembranças do momento.

CUIDADOS

Mas, como nem tudo são flores, o cuidado também deve existir entre os beijoqueiros, já que algumas doenças podem ser transmitidas através do ato de beijar. Em sua maioria, podem ocorrer infecções por vírus, bactérias e fungos que são passadas pela saliva. Entre elas, podemos destacar a gripe, herpes e caxumba. Mas, calma. O beijo não precisa ser proibido por causa disso. A indicação é que ele seja evitado com pessoas desconhecidas ou sem relação de confiança. No mais, pode beijar sem moderação! BN
Postagem Anterior Próxima Postagem