Após queda no Natal, vendas no comércio crescem 0,4% em janeiro - AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Destaque

Após queda no Natal, vendas no comércio crescem 0,4% em janeiro


Depois de recuar no mês do Natal, as vendas no varejo avançaram 0,4% no primeiro mês de 2019, informou o IBGE nesta quinta-feira (14). Na comparação com o mesmo mês de 2018, o setor cresceu 1,9%. A Bloomberg projetava alta de 0,1% na relação com dezembro, e avanço de 1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

“O comércio varejista voltou a crescer com resultado positivo em praticamente todas as atividades. Isso mostra um aumento de ritmo no varejo, uma melhora. Tanto que a média móvel passa de 0% para 0,5% no trimestre fechado em janeiro”, disse a gerente de pesquisa do IBGE Isabella Nunes.

Das oito atividades pesquisadas, sete apresentaram crescimento no mês, com destaque para os equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, cujo crescimento foi de 8,2%. Já a única queda, de 0,5%, veio dos artigos farmacêuticos, de perfumaria e cosméticos.

“Somente uma atividade mostrou recuo, que é o de artigos farmacêuticos, uma acomodação após três meses de crescimento em que o grupo acumulou alta de 3,5%. Já os principais impactos foram de outros artigos de uso pessoal e doméstico e supermercados”, disse Nunes.

O comércio ampliado, que abrange atividades de veículos, motos, partes e peças e também material de construção civil, o avanço chegou a 1%, na comparação com o último mês de 2018.

“O crescimento de veículos foi o principal impacto, com alta de 5,7% após dois meses de recuo, no qual acumularam perda de 5,8%... Nos últimos 12 meses, observa-se uma estabilidade. Ou seja, a tendência permanece de estabilidade.”

Bahia Noticias 

Páginas