Destaques

recent

Salvador tem redução no índice de infestação de Aedes; 14 bairros têm alto risco de epidemia

Salvador tem redução no índice de infestação de Aedes; 14 bairros têm alto risco de epidemia
 
O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 2 e 7 de janeiro deste ano, apontou que Salvador apresentou redução no Infestação Predial (IIP). A taxa registrada foi de 1,9%, contra 2,1% em outubro de 2018.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pontuou que o resultado é atribuído a uma série de intervenções, mobilização e conscientização junto à população, por meio de campanhas e ações educativas, além da intensificação das atividades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

"Conseguimos atingir uma redução da infestação e estamos cada vez mais fechando o cerco ao mosquito no município. No entanto, mesmo com uma redução considerável estamos com um índice acima do ideal, por isso o alerta continua aceso, assim como nosso trabalho por toda cidade porque o enfrentamento ao Aedes aegypti tem que ser contínuo", explicou Andrea Salvador, coordenadora do CCZ.

De acordo com o levantamento, 28 localidades da capital baiana apresentam índice satisfatório de infestação. Outros 14 bairros têm indicadores que oferecem alto risco de epidemia das arboviroses. Coutos e Vista Alegre, ambos no Subúrbio Ferroviário, são os bairros que possuem os níveis mais altos de infestação.

"A estratégia do Plano Verão segue até março justamente quando o vetor encontra uma maior facilidade em se reproduzir. Até lá, o trabalho das equipes vai se concentrar nos circuitos de festas e agora, após o levantamento, nos bairros prioritários. Vale ressaltar que nossa atuação é conjunta com a população e que cada cidadão deve ser o agente da sua própria casa e comunidade", acrescentou a profissional. BN
Salvador tem redução no índice de infestação de Aedes; 14 bairros têm alto risco de epidemia Salvador tem redução no índice de infestação de Aedes; 14 bairros têm alto risco de epidemia Reviewed by Augusto Urgente on 4.2.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.