Destaques

recent

Número mundial de suicídios teve queda de mais de 30% nas últimas décadas

Número mundial de suicídios teve queda de mais de 30% nas últimas décadas

O número mundial de suicídios caiu em mais de um terço desde 1990, de acordo com análise do projeto Golden Burden of Disease, realizado anualmente pelo Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde. A iniciativa tem o objetivo de rastrear todas as causas de morte conhecidas, em cada país.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o levantamento estima que 817 mil pessoas tenham se suicidado em 2016, o que representa alta de 6,7% com relação a 1990. No entanto, devido ao aumento da população mundial, o índice de suicídio caiu de 16,6 para 12 mortes por 100 mil pessoas. Os números representam uma redução de 32,7%.

"O suicídio é considerado uma causa de morte evitável, e o estudo demonstra que deveríamos continuar com nossos esforços de prevenção do suicídio", disse Heather Orpana, pesquisadora científica da Agência de Saúde Pública do Canadá e colaboradora do estudo. "Com esforços adicionais, poderíamos obter mais redução na mortalidade por suicídio".

Apesar dos números que indicam uma tendência positiva, a equipe alertou que, em diversas regiões do planeta, o suicídio segue como uma das principais causas de morte.

O relatório aponta ainda que a probabilidade de suicídio continua mais alta entre os homens do que entre as mulheres, exceto na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Não há informações sobre a causa desse variação específica. "Os índices de mortalidade foram em geral mais altos entre os homens, mas houve variações consideráveis entre os homens e as mulheres, a depender da idade e até mesmo do país", disse Orpana.

Informações do jornal Folha de S. Paulo
Número mundial de suicídios teve queda de mais de 30% nas últimas décadas Número mundial de suicídios teve queda de mais de 30% nas últimas décadas Reviewed by Augusto Urgente on 12.2.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.