Destaques

recent

Melanoma: Saúde afirma que tratamento não é padronizado e pode ser apenas paliativo

Melanoma: Saúde afirma que tratamento não é padronizado e pode ser apenas paliativo
 
Em resposta à pesquisa realizada pelo Instituto Oncoguia (veja aqui), o Ministério da Saúde informou que os hospitais credenciados no Sistema Único de Saúde (SUS) e habilitados em oncologia são responsáveis pela padronização, aquisição e fornecimento de medicamentos oncológicos aos pacientes.

O estudo desenvolvido pela ONG alerta para o uso de medicações ineficazes no tratamento de pacientes com melanoma metastático no sistema público de saúde. De acordo com os resultados apresentados, a quimioterapia é ineficaz para o tratamento. No entanto, é usada em 99,2% dos pacientes do SUS.

"A assistência oncológica no SUS não se constitui apenas em assistência farmacêutica. A assistência e tratamento do câncer no SUS são realizados por meio de procedimentos específicos (cirúrgicos, radioterápicos, quimioterápicos e iodoterápicos). Dependendo do tipo e estágio tumorais, o médico estabelece o objetivo, os meios terapêuticos (cirúrgico, radioterápico ou quimioterápico) e as suas finalidades (curativa ou paliativa). Vale salientar que, no caso do melanoma, a quimioterapia tem finalidade paliativa, dependendo do medicamento utilizado", acrescentou a pasta em nota. bn
Melanoma: Saúde afirma que tratamento não é padronizado e pode ser apenas paliativo Melanoma: Saúde afirma que tratamento não é padronizado e pode ser apenas paliativo Reviewed by Augusto Urgente on 4.2.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.