Destaques

recent

Bactérias presentes no intestino estão relacionadas a risco de depressão

Bactérias presentes no intestino humano têm relação com a probabilidade de desenvolvimento de depressão, de acordo com um estudo belga.

Os pesquisadores analisaram amostrar de fezes de mais de mil voluntários e descobriram, segundo o jornal Extra, que duas famílias de bactérias - Coprococcus e Dialister - estavam presentes em menor quantidade nas pessoas com depressão. Uma segunda análise com outro grupo de mil pessoas validou as conclusões. No entanto, o resultado não estabelece uma relação de causa e efeito.

"Sabemos que a inflamação do tecido nervoso desempenha um papel importante na depressão, por isso nossa hipótese é que os dois estão ligados de uma forma ou de outra", afirmou o professor de microbiologia na Universidade KU Leuven, Jeroen Raes. "A ideia de que substâncias derivadas do metabolismo de micróbios podem interagir com o nosso cérebro, e, portanto, com o nosso comportamento e sentimentos é intrigante. Até agora, a maioria dos estudos se concentrava em ratos ou em um pequeno número de pessoas, e os resultados foram mistos e contraditórios", acrescentou.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo. A doença é uma das principais causas dos cerca de 800 mil suicídios registrados anualmente.

Informações do Extra
Bactérias presentes no intestino estão relacionadas a risco de depressão Bactérias presentes no intestino estão relacionadas a risco de depressão Reviewed by Augusto Urgente on 6.2.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.