Destaques

recent

Viver Bem: Ano novo – Dieta nova

Viver Bem: Ano novo – Dieta nova

Feliz 2019! Esta tem sido a frase mais dita nos últimos dias. E, um dos pontos que as pessoas sempre fazem no começo de um novo ano é por no papel os planos e metas previstas para este novo ciclo. Entre os desejos a serem conquistados, a boa relação com a dieta alimentar é um dos alvos que muitos anseiam.

Dados de um estudo realizado em conjunto pelo Instituto Brasileiro (IBGE), Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ministério da Saúde, Unifesp, Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Dasa (empresa especializada em diagnóstico), revelaram que 54% dos brasileiros estão acima do peso. Aliada a esta realidade, 52% dos entrevistados não realizam nenhuma atividade física e apenas 30% dos que responderam a pesquisa comem frutas, verduras e legumes diariamente. E, com a chegada do novo ano, fica o questionamento: como mudar tudo isso?

A nutricionista do Hapvida Saúde, Marigleise Lima, explica que o primeiro passo para a mudança em relação a uma dieta saudável é fazer uma reeducação alimentar. “Cada vez mais ouvimos falar em dietas ou regimes milagrosos, que viram moda e são baseadas em um alimento novo. A maioria desses métodos é geralmente de curto prazo e resultam em emagrecimento, mas por não durarem muito tempo, decorre no famoso ‘efeito sanfona’, onde a pessoa recupera todo o peso. Justamente por isso, a reeducação alimentar, acompanhada de um profissional da área, é a chave para a adoção de novos hábitos alimentares saudáveis”, pontua.

Passos para a reeducação alimentar

- Reflita da onde vêm os alimentos que você consome. Sem dúvida os alimentos que vêm da natureza, os orgânicos, são muito mais nutritivos;

- Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação. Limite os processados e evite os ultraprocessados. Essas são recomendações do Novo Guia Alimentar para a população Brasileira, do Ministério da Saúde;

- Fique de olho no rótulo dos alimentos. Desconfie de enormes listas de ingredientes, principalmente os que você não faz ideia do que seja;

- Não se preocupe apenas com as calorias que você consome, mas sim com a qualidade nutricional dos alimentos;

- Saia do sedentarismo. Pratique uma atividade física que você goste!

Alimentos do Verão

E, já que estamos na estação mais quente do ano, nada melhor do que pensar nos alimentos propícios da época para montar a dieta de maneira mais refrescante. “Entre as frutas mais indicadas para a estação, está a melancia, que oferece uma série de benefícios ao corpo e ainda contribui com a limpeza dos rins. A fruta também é útil para minimizar o mal-estar das ressacas, por exemplo. Outra excelente opção para o verão são as ameixas. Como elas possuem fibra dietética, costumam ser utilizadas para regular o sistema digestivo”, destacou a Marigleise. Além das frutas, vale a pena combinar vegetais folhosos escuros (couve, agrião, hortelã, salsa, aipo) e além desses fazer a ingestão de água de coco.

E, se no decorrer do ano você acabar dando aquela “fugidinda” da dieta, não desista. Marigleise explica qual deve ser a estratégia. “Procurar voltar à rotina alimentar o quanto antes, dando uma atenção maior às porções ingeridas e consumir mais frutas e legumes, além de muita água”, finaliza.
Viver Bem: Ano novo – Dieta nova Viver Bem: Ano novo – Dieta nova Reviewed by Augusto Urgente on 4.1.19 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.