Destaques

recent

Tecnologias geram esperança para pacientes que perderam capacidade de andar

Tecnologias geram esperança para pacientes que perderam capacidade de andar

Quem sofre de lesões medulares, entre outros traumas, e perdeu a capacidade de andar tem na tecnologia uma importante aliada. Segundo o Bem Estar, do G1, um dos principais avanços na reabilitação de pacientes é o uso de robôs. Usados na fisioterapia, por exemplo, eles já são realidade em alguns centros de estudo. O custo, entretanto, ainda é uma barreira.

Outra possiblidade é a eletroestimulação por meio de implante de eletrodos na medula. O procedimento – que reestabelece a comunicação com o sistema nervoso central – é uma linha de pesquisa hoje, assim como transplante de nervos para substituir os que foram rompidos. Exoesqueletos são espécies de robôs vestidos pelo paciente e que se comunicam com o sistema nervoso central para fazer o movimento. Os obstáculos dessa linha de pesquisa são como captar os comandos do cérebro e fazer o movimento funcional, que permita autonomia em diferentes situações.

Além disso, as estruturas ainda são extremamente pesadas. Já nos estudos com células tronco, a dificuldade é que as células nervosas que comandam o andar são muito específicas e ainda não se conseguiu que se "transformem" nessas células tão especiais.

Segundo o Bem Estar
Tecnologias geram esperança para pacientes que perderam capacidade de andar Tecnologias geram esperança para pacientes que perderam capacidade de andar Reviewed by Augusto Urgente on 31.12.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.