recent

TSE determina suspensão de 30 segundos do PT com Lula como candidato


O ministro Sérgio Banhos, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou, nesta 3ª feira (4.set.2018), que o PT suspenda a veiculação no horário eleitoral das inserções de 30 segundos de propaganda em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece como candidato à Presidência da República.

O partido já havia tomado providências para alterar as peças de campanha depois da decisão do TSE que barrou a candidatura do ex-presidente na madrugada de sábado (1º.set.2018). Por isso não deve sofrer nenhuma punição.

Essa é a 3ª decisão divulgada esta semana que estipula a suspensão da propaganda veiculadas na mídia. Na 2ª (3.set.), os ministros Luis Felipe Salomão e Carlos Horbach também solicitaram a suspensão das propagandas no rádio e da peça principal de TV, respectivamente. O PT também já atendeu a essas decisões.

Os ministros atenderam à solicitação do partido Novo. Na petição, a legenda diz que há “clara intenção de fazer o eleitor acreditar que Lula segue na campanha como presidente”.

No sábado (1º.set.), o TSE decidiu, por 6 votos a 1, barrar a candidatura do petista ao Palácio do Planalto. Lula foi condenado em 2ª Instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e está preso desde 7 de abril.

Na decisão desta 3ª, Banhos afirma que o PT contraria a decisão do Tribunal ao realizar uma propaganda que foi veiculada “sem esclarecer, como deveria, que […] Lula, por decisão do TSE, não pode ser candidato à Presidência da República”.

O ministro ainda afirma que a propaganda, ao não esclarecer, de fato, a inelegibilidade de Lula, confunde o eleitor e não dá espaço para uma “disputa leal, com incondicional respeito às regras do certame eleitoral, demonstrando fidelidade às instituições e ao regime democrático”.

Fonte: Poder360
TSE determina suspensão de 30 segundos do PT com Lula como candidato TSE determina suspensão de 30 segundos do PT com Lula como candidato Reviewed by Augusto Urgente on 5.9.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.