recent

Secretário de TI do TSE diz que suspeita sobre urnas não tem 'fundamento na realidade'

O secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, garante que em 22 anos de utilização das urnas eletrônicas no Brasil, o TSE não identificou nenhuma invasão de hackers ou qualquer tipo de fraude nos mais de 461 mil pontos de votação espalhados pelo país.

Em entrevista ao jornal O Globo, Giuseppe Janino, que comanda uma equipe de 300 especialistas e engenheiros que atua exclusivamente na garantia da segurança das urnas durante a eleição, lamentou que alguns políticos, coloquem sob suspeita a segurança da urna e não apareçam para participar do processo de fiscalização da preparação das urnas, que é aberto pelo TSE.

Na oportunidade, Janino afirmou que para assegurar a inviolabilidade da urna, o TSE realiza, a cada eleição, pelo menos 30 procedimentos de auditagem e verificação, que tornaram o sistema de urnas eletrônicas brasileiro reconhecido internacionalmente como um dos mais seguros do mundo. Ainda de acordo com o Globo, secretário de Tecnologia da Informação do TSE diz que todos os sistemas utilizados na eleição são desenvolvidos única e exclusivamente pelas equipes do tribunal.

Seis meses antes da eleição, o TSE abre esses programas para que entidades, partidos políticos e universidades possam analisar detalhadamente cada um dos programas que serão utilizados no pleito. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Polícia Federal (PF) e o Supremo Tribunal Federal (STF) também participam desse processo.

Com informações do jornal O Globo 
Secretário de TI do TSE diz que suspeita sobre urnas não tem 'fundamento na realidade' Secretário de TI do TSE diz que suspeita sobre urnas não tem 'fundamento na realidade' Reviewed by Augusto Urgente on 30.9.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.