recent

Salvador é a capital com menor índice de fumantes no Nordeste


Uma pesquisa mostrou que Salvador é a capital do Brasil com menor índice de fumantes da região Nordeste, com aproximadamente 4,1%. A capital baiana também se destacou no estudo pelo baixo índice de pessoas que afirmaram consumir 20 cigarros ou mais por dia, apenas 1,1%. Na região Nordeste, as capitais com o maior percentual de fumantes são: Recife (9,2%), Natal (7,6%), João Pessoa (6,8%), Maceió (6,5%) e Fortaleza (5,6%). A capital que lidera o ranking é Curitiba, com 15,6%.

Outra boa notícia é que o consumo de cigarro está em queda no Brasil, pelo menos 36% no período de 2006 até 2017. Ainda assim, há muito trabalho a ser feito. Segundo o Ministério da Saúde, pouco mais de 10% da população brasileira fuma, o que equivale a pelo menos 20 milhões de fumantes. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, em média, um fumante reduz em 15 anos sua expectativa de vida, além disso, pelo menos 50% morre por alguma doença relacionada ao uso contínuo do tabaco. 

ATLAS DO TABACO
Dados do relatório The Tobacco Atlas (ou Atlas do tabaco), mostram que o brasileiro fuma, em média, 333 cigarros ao ano. Considerando que um maço de cigarro possui 20 unidades, seria o equivalente a 17 maços ou pelo menos R$ 170 gastos no vício anualmente, representando 18% do salário mínimo atual. 

Com base nos dados do relatório, é possível afirmar que o Brasil está em 11º no ranking de consumo da América Latina. Os argentinos lideram no consumo per capita de cigarro, ao menos 1.176 unidades ao ano, ou pelo menos 59 maços de cigarro! Em seguida no ranking está Uruguai, (899 cigarros per capita, ou 45 maços), Chile (769 unidades, ou 39 maços), e Honduras (470 cigarros, ou 24 maços). É possível visualizar o restante da análise no infográfico interativo da plataforma.

Fonte: Bahia Noticias 
Salvador é a capital com menor índice de fumantes no Nordeste Salvador é a capital com menor índice de fumantes no Nordeste Reviewed by Augusto Urgente on 13.9.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.