recent

Consumo de três porções de laticínios por dia reduz risco de doenças cardíacas


Apesar de serem considerados muitas vezes inimigos da boa forma e saúde, os laticínios podem ser uma forma de proteção contra doenças do coração e derrames. Um estudo desenvolvido na Universidade McMaster, no Canadá, concluiu que o consumo de três porções de produtos lácteos por dia está relacionado a menores taxas de mortalidade e incidência de problemas cardiovasculares, em comparação com pessoas que consomem meia porção diária.

Segundo o jornal O Globo, os pesquisadores analisaram informações de mais de 130 mil pessoas, com idade de 35 a 70 anos, em 21 países. Em média, os participantes foram acompanhados por 9 anos. "Nossos resultados indicam que o consumo de produtos lácteos pode ser benéfico, especialmente em países de renda baixa e média, onde o consumo de laticínios é muito mais baixo que na América do Norte ou na Europa", afirmou o líder do estudo, Mahshid Dehghan.

Para a pesquisa, os participantes foram agrupados em quatro categorias: sem laticínios (28.674 pessoas); menos de uma porção diária (55.651 pessoas); uma a duas porções diárias (24.423 pessoas); e mais de duas porções diárias (27.636 pessoas). Uma porção de produtos lácteos equivale a um copo de leite de 244 gramas, um pote de iogurte com 244 gramas, uma fatia de queijo de 15 gramas ou uma colher de manteiga de 5 gramas. 

Os resultados mostraram que o grupo de alto consumo (média de 3,2 porções diárias) apresentou menores taxas de mortalidade — 3,4% contra 5,6% —, de mortalidade não-cardiovascular — 2,5% contra 4% —, mortalidade cardiovascular — 0,9% contra 1,6% —, de doenças cardiovasculares — 3,5% contra 4,9% — e de acidentes vasculares cerebrais — 1,2% contra 2,9%.

Informações do  jornal O Globo
Consumo de três porções de laticínios por dia reduz risco de doenças cardíacas Consumo de três porções de laticínios por dia reduz risco de doenças cardíacas Reviewed by Augusto Urgente on 13.9.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.