recent

Processo Seletivo 2019 IFBA: Últimos dias para se inscrever!


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas, até esta sexta-feira, 24, para ingresso nos cursos técnicos através do Processo Seletivo 2019. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecao.ifba.edu.br.

No Campus Jacobina, estão sendo oferecidas 280 vagas, distribuídas entre as formações integradas e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além do curso de meio ambiente (subsequente), sendo 40 oportunidades para cada uma.

Nesta edição do seletivo, o IFBA está ofertando 5.185 vagas: 2.715 para os cursos integrados e 2.430 para os subsequentes, divididas por 19 cidades da Bahia. 21 de outubro é a data prevista para a realização da prova.

Conheça o perfil de cada curso e escolha o seu!

Nível médio/técnico

Forma Integrada/Duração mínima: 4 anos

Forma Subsequente/Duração mínima: Entre 1 ano e meio e 2 anos

Técnico/a em Eletromecânica: Desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, montagem, instalação, controle, manutenção e avaliação de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na fabricação de peças, componentes e máquinas eletromecânicas; opera e supervisiona equipamentos elétricos industriais, identificando e sugerindo a solução de defeitos em máquinas elétricas; supervisiona a implantação de instalações elétricas prediais e industriais; projeta sistemas de eletrônica embarcada, bem como para instrumentação e controle de motores; identifica os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo; participa de atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização e o uso de fontes alternativas. Onde atua: empresas de manutenção e automação; indústrias; laboratórios de controle de qualidade e pesquisa; concessionárias de energia.

Técnico/a em Informática: Opera, programa e interliga sistemas; faz montagem, instalação, administração e manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; instala e diagnostica redes, corrigindo falhas; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas em web e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo. Onde atua: instituições públicas, não governamentais e privadas.

Técnico/a em Mineração: Domina os princípios básicos de atuação múltipla em pesquisa, lavra e tratamento minerais, articulados às normas técnicas relativas à segurança do trabalho, saúde e ao meio ambiente; elabora projetos, opera processos e equipamentos de extração e tratamento mineral, incluindo sondagem, perfuração, amostragem e transporte; auxilia na caracterização de minérios; monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto; auxilia na elaboração de mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; planeja, executa e gerencia a manutenção de instalações e equipamentos do setor mineral. Onde atua: empresas de mineração e petróleo, consultoria e centros de pesquisa em mineração.

Técnico/a  em  Meio Ambiente: Organiza programas de educação e qualidade ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem, identificando fontes poluidoras através de métodos de medição e análise; trabalha com gestão de resíduos sólidos e gasosos, afluentes domésticos e industriais, incluindo atividades de saneamento urbano; desenvolve estudos para prevenção e correção, gerenciando impactos ambientais decorrentes de usos diversos, como  agroquímicos em projetos de irrigação, drenagem, obras hidráulicas e áreas de exploração mineral; identifica e caracteriza situações de risco, aplicando métodos de eliminação ou minimização de impactos ambientais; identifica e correlaciona o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais; auxilia na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor. Onde atua: instituições públicas, não governamentais e privadas; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental; indústrias e agroindústrias.

Além dos cursos regulares, o Instituto desenvolve pesquisa e extensão, através de grupos e projetos, atuando com a verticalização do ensino, da educação básica e profissional à superior, por meio de estrutura pluricurricular e multicampi.

IFBA: Combina com seus sonhos. Combina com você!

Ascom/IFBA

Processo Seletivo 2019 IFBA: Últimos dias para se inscrever! Processo Seletivo 2019 IFBA: Últimos dias para se inscrever! Reviewed by Augusto Urgente on 20.8.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.