recent

Prefeitura de Caém realizou Conferência de Saneamento Básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Caém foi apresentado à população, após dois dias de oficina e elaboração e sistematização de informações sobre a atual situação do município relativos às questões ligadas ao Saneamento. Essas informações foram sistematizadas pelos comitês de coordenação e comitê executivo além de outros colaboradores e colaboradoras.

O documento atende a Lei 11.445/2007, que busca a universalização dos serviços de saneamento, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e tratamento de resíduos sólidos e drenagem urbana. Para garantir que esse processo seja encarado como algo que precisa do comprometimento de todos e todas, é preciso pensar ações de educação ambiental, reflexões sobre descartes de resíduos e principalmente sobre como é importante se responsabilizar pela mudança que se quer ver no mundo que sonhamos habitar.

O evento ocorreu nesta quinta-feira (09), no Clube Atlético Caenense e contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, lideranças comunitárias e sociedade civil organizada, a engenheira da FUNASA Daniela Nascimento da Silva, a engenheira Danileile Castro do Nascimento, a socióloga Lucenildes de Jesus Santos e a  ngela Damasceno que é coordenadora do PISA no estado e todas são colaboradoras do Programa IFBA Saneando Bahia - PISA.

A Conferência é um instrumento que garante a gestão democrática do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O  Plano é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos, que avalia o estado de salubridade ambiental, inclusive da prestação dos serviços públicos a ela referentes e define a programação das ações e dos investimentos necessários para a prestação dos serviços de saneamento básico.

O dia 09 de Agosto marca um passo importante para o município de Caém, que atualmente conta com saneamento apenas na comunidade de Piabas resultado de ação entre Embasa e Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia - Cerb a cerca de 12 anos atrás. O intuito é ampliar políticas de saneamento e dessa forma  criar possibilidades para que todo município seja atendido. 

A participação popular é parte indispensável nesse processo. O Plano está sendo construído para o município e cabe a população construir ações e partilhar as informações referentes a sua realidade e necessidade. Como sempre lembra o prefeito Gilberto Matos, as políticas públicas mediadas pelos gestores e gestoras é para o povo, logo, o povo tem que participar e construir junto.

Outras ações do projeto vão ser construídas ao longo dos próximos meses, ações itinerantes que vão ser desenvolvidas no distrito do Gonçalo e também na comunidade de Piabas. Essas ações receberam o nome de reuniões setoriais e tem como meta melhor conhecer e dialogar com demandas de cada setor que ficaram divididos entre: sede e comunidades próximas, Gonçalo e proximidades e Piabas e região.

Na Conferência foram abordados temas sobre Saneamento Básico e ações para melhoria da prestação dos serviços públicos de saneamento e articulação de políticas públicas de interesse social para Caém. A engenheira Danileile Castro chamou atenção das pessoas sobre o comprometimento individual para que Caém se torne uma cidade limpa e comprometida ecologicamente com seus rios, nascentes, política de coleta e descarte de resíduos… É importante ter estrutura para lidar com essas áreas de saneamento, no entanto, é imprescindível a colaboração e participação da sociedade nessa nova postura coletiva de saneamento.

O prefeito Gilberto Matos em sua fala de encerramento do evento destacou a importância desse Plano de Saneamento Básico para o município e como é indispensável que esse processo seja participativo. “É uma alegria participar dessa ação. Estamos dando os primeiros passos dos futuros 20 anos do nosso município e é uma honra poder olhar esse processo e poder dizer que eu participei com uma equipe que tem se empenhado para fazer o melhor por e para Caém.”, finalizou o prefeito Gilberto.

PREFEITURA DE CAÉM JUNTOS FAREMOS MAIS
ASCOM












Prefeitura de Caém realizou Conferência de Saneamento Básico Prefeitura de Caém realizou Conferência de Saneamento Básico Reviewed by Augusto Urgente on 12.8.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.