recent

OAB emite desagravo em favor de advogados em ato de abuso de autoridade de juíza

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) emitiu na tarde deste domingo uma nota de desagravo aos advogados Mateus Nogueira e Donato Di Gregorio Neto, que sofreram abuso de autoridade na sexta-feira (3), por parte da juíza Maria de Lourdes Melo, da 2ª Vara Cível de Lauro de Freitas. Na nota, a OAB afirma que a juíza “violou expressa prerrogativa da advocacia, garantida pela Lei Federal Nº 8.906, em seu artigo 7º, parágrafo VI, alíneas b e c, sob o equivocado fundamento de providência organizacional”. “Preocupam a OAB-BA eventuais apoios ao comportamento da magistrada que, na presença de testemunhas, teria ameaçado de prisão um advogado em pleno exercício profissional da advocacia e também um membro da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB que se deslocara para o local para defender o cumprimento da lei e das prerrogativas profissionais do colega”, diz o comunicado.

Para a Ordem, o abuso de autoridade ficou configurado em um áudio no qual a juíza afirma claramente "na minha casa, eu mando", em referência a unidade judiciária. “Infelizmente, problemas como o ocorrido na 2ª Vara Cível de Lauro de Freitas, na manhã da última sexta-feira (03), não são um caso isolado, e vêm se repetindo com frequência, tendo origem, entre outros motivos, na situação caótica em que se encontra o primeiro grau de jurisdição no Judiciário baiano, com enorme déficit de juízes e serventuários, que resulta em ineficiência e morosidade no julgamento dos processos judiciais de maneira contrária à ordem constitucional para a razoável duração do processo”, afirma a OAB. A entidade ainda destaca que o Poder Judiciário baiano enfrenta uma crise que deve ser tratada também pelos demais poderes e que as medidas adotadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para sanar os problemas tiveram “efeitos apenas paliativos, sem nenhuma solução concreta para a causa da maioria dos problemas: a enorme carência de juízes e servidores em todo o estado”. A Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) na sexta-feira emitiu uma nota de desagravo em favor da juíza.

Fonte: Bahia Notícias
OAB emite desagravo em favor de advogados em ato de abuso de autoridade de juíza OAB emite desagravo em favor de advogados em ato de abuso de autoridade de juíza Reviewed by Augusto Urgente on 6.8.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.