recent

Projeto que busca eliminar malária do Brasil recebe investimento de Fundação Gates


Um projeto brasileiro que busca erradicar a malária do país recebeu R$ 2,2 milhões de investimento da Fundação Bill & Melinda Gates no início da semana. O consórcio que lidera s pesquisas é formado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde. O projeto prepara a população para receber um novo medicamento para a malária causada por P.vivax, responsável por 90% dos casos do país. Existem pessoas com déficit em uma enzima que podem desenvolver complicações com o remédio. 

Com o incentivo, eles irão avaliar a viabilidade de um teste rápido de sangue para identificar quem tem deficiência e propor um tratamento individualizado. “Nessa primeira parte do projeto, vamos a campo fazer um diagnóstico dessa intolerância à medicação antimalária e observar como as pessoas lidam com esse novo diagnóstico”, explicou Marcus Lacerda, pesquisador chefe do Instituto Elimina. O Brasil registrou um acréscimo de 50% no número de doentes no primeiro semestre desse ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

 “As pessoas têm um teste novo para ser feito. Tem que furar o dedo. Elas têm maior dificuldade agora para usar o remédio [de malária]. Precisamos saber se vão aceitar, se acham que é uma boa, se o teste não retardará o tratamento, se quem faz o diagnóstico acha que é fácil ou difícil fazer o teste”, detalhou Lacerda.
Projeto que busca eliminar malária do Brasil recebe investimento de Fundação Gates Projeto que busca eliminar malária do Brasil recebe investimento de Fundação Gates Reviewed by Augusto Urgente on 23.6.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.