recent

Luto: Morre em Salvador a professora Suzana Marcelino


Faleceu nesta quarta-feira, 02, aos 80 anos de idade a Professora Doutora Suzana Alice Valois Coutinho Marcelino Cardoso. Nascida em 09 de novembro de 1937, professora Suzana era filha do ex-prefeito de Jacobina José Marcelino da Silva e Nelly Valois Coutinho e deixa como irmãos Marcos Marcelino e José Marcelino Filho, além do esposo Walter Brandão Cardoso.

Linguista e professora emérita da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Suzana Alice Marcelino Cardoso, ocupava a Cadeira nº 28 da Academia de Letras da Bahia, eleita em 5 de novembro de 2015. Uma das mais respeitadas linguistas do país, membro associado do Lexiques, Dictionnaires, Informatique da Université Paris 13 (LDI) e Professeur Invité na Université Paris 13 (UFR LSHS), destacou-se na implantação de dois grandes projetos sobre a língua portuguesa no Brasil. O primeiro é o estudo da Norma Urbana Culta no Brasil (Projeto NURC). Já o segundo envolve o projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), sendo, deste último, a atual diretora presidente. É autora de mais de duas centenas de comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais, além de livros, capítulos de livros, artigos em revistas especializadas e organização de livros.

Em 2015 lançou o livro 'Alfredo de Deus, Alfredo dos Pobres: trajetória de um monge cisterciense em terras de Jacobina', que conta a história do Padre Alfredo Haasler da sua saída da Áustria até a sua morte em Jacobina.

A missa e sepultamento estão agendados para acontecer, respectivamente, às 10h e 10h30 no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, nesta quinta (03). A causa da morte não foi divulgada. A Academia de Letras da Bahia decretou luto oficial de três dias.
Fonte: Mais Política
Luto: Morre em Salvador a professora Suzana Marcelino Luto: Morre em Salvador a professora Suzana Marcelino Reviewed by Augusto Urgente on 2.5.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.