recent

Programa oferece assistência técnica para agricultura familiar


Em torno de 18 comunidades da zona rural de Barreiras, na Bacia do Rio Grande, oeste, receberam apoio técnico para a produção de milho, feijão, mandioca, pastagem e hortaliças. Segundo a prefeitura local, a ação faz parte do Projeto Desenvolve Barreiras, que oferece assistência técnica a agricultores do município. As comunidades auxiliadas ficam nos eixos do Rio Branco e Rio Grande. 

Os próximos beneficiados serão dos eixos Rio de Ondas, Rio de Pedras e Cinturão Verde. “Nesse contato com o produtor são repassadas orientações sobre plantio, cuidados necessários com a lavoura e colheita. Vale ressaltar que estes agricultores sempre viveram da agricultura de subsistência, com a cultura de plantar para o consumo próprio. 

Agora, com a correção de solo e técnicas de produção, além de colher o suficiente para a manutenção das famílias, começam a ter excedente de produção, que será vendido e, consequentemente, irá gerar uma renda extra”, explica o secretário de agricultura, José Marques. 

Ainda segundo a prefeitura, foram oferecidas 600 toneladas de calcário, usado para correção do solo, além de uma patrulha mecanizada composta por cinco tratores, uma pá carregadeira e duas cascalhadeiras, totalizando 1 mil horas/máquina de serviços. 

Uma parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) garantiu a realização de 40 análises de solo. Outro destaque foi que todos os tratores foram alugados das associações de produtores.

Fonte: BN
Programa oferece assistência técnica para agricultura familiar Programa oferece assistência técnica para agricultura familiar Reviewed by Augusto Urgente on 24.3.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.