recent

Município de Caém realiza Conferência Municipal de Educação


A educação tem sido uma bandeira prioritária dessa gestão. O prefeito Gilberto Matos em nome da Prefeitura municipal de Caém acredita na educação e no poder de transformação que ela promove. Nesse intuito vários investimentos têm sido destinados para esse fim, ações como construções de novos colégios, melhorias de instalações já existentes, além de formação continuada para docentes e funcionários de outras áreas da educação.

Em Janeiro desse ano a secretaria de educação promoveu a Jornada Pedagógica que foi um momento de troca e planejamento entre profissionais de todo município com tema “Neurociência e Aprendizagem: Caminhos para a construção do currículo Municipal” que segundo a secretária Lucinéia Carvalho “foi positiva visto que os professores e professoras sempre esperam sair da jornada pedagógica levando algo novo na bagagem. Algo que possa contribuir com o seu fazer no dia a dia da sua escola”, relata.

Nessa segunda-feira (19) o município se reúne no Colégio Municipal Pe. Alfredo Hasler para a realização da II Conferência Municipal de Educação 2018 com o objetivo de promover a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação e tem como meta Monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. A I Conferência Municipal foi realizada em 2014 quando foi aprovado o Plano Nacional de Educação.

A conferência nasce como espaço de debate de vários segmentos sociais para a socialização de experiências, avaliação da situação da educação no município e proposição de diretrizes da política municipal de educação, de acordo com § 3o, do artigo 17, da Lei n°7543 de 30 de junho de 1998.
A programação conta com Café da manhã cultural com a banda Filhos de Maria grupo ligado a igreja católica local. Na mesa de abertura estiveram presentes vereadores, Osíris Ferreira vice-prefeito, Suzy Matos primeira dama do município, Lucinéia Carvalho secretária de educação que deram as boas vindas a todos e todas e refletiram brevemente sobre a educação no município e no Brasil. Na oportunidade o Vice Prefeito Osíris Ferreira declarou acreditar na juventude e no poder da educação, destacando a participação do jovem caenense Vinícius apresentou seu texto com reflexões políticas e críticas sociais.

A segunda parte da manhã foi mediada por Daniel Neto Mestre em Educação e Diversidade que abordou questões ligadas a Tendências e Perspectivas atuais em Educação: Implicações no Plano Municipal de Educação (PNE 2014/2024) na Educação Básica o que finalizou a parte da manhã com almoço musical.

A tarde ficou por conta dos grupos de trabalho a partir dos Eixos Temáticos divididos em oito grupos sendo um momento importante onde cada profissional escolherá um eixo para participar com temas e reflexões variadas:

EIXO 1   - O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação
EIXO 2 - Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
EIXO 3 - Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social.
EIXO 4 - Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão.
EIXO 5- Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.
EIXO 6 - Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação
EIXO 7 - Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
EIXO 8 – Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

A II Conferência Municipal teve como objetivo promover o diálogo e debate de vários segmentos sociais sobre a educação do município de Caém o qual foi atingido. O encerramento solene do evento se deu com plenária final seguido de um lanche cultural ao som da Banda Filhos de Maria.

Prefeitura de Caém - Juntos Fazemos Mais!
ASCOM


Município de Caém realiza Conferência Municipal de Educação Município de Caém realiza Conferência Municipal de Educação Reviewed by Augusto Urgente on 21.2.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.