recent

A secretaria de Saúde de Caém também aderiu ao Janeiro branco.

As campanhas de saúde e bem estar já são conhecidas no Brasil, exemplos como: Setembro amarelo (prevenção do suicídio), Outubro Rosa (câncer de mama), Novembro Azul (câncer de próstata) já marcam os meses com campanhas que cada vez mais ganham espaço e visualização. Apesar de não ser muito conhecido ainda, o Janeiro Branco é de suma importância para o bem viver coletivo.

Janeiro Branco: O mês, dedicado à saúde mental, foi criado para destacar a importância de cuidarmos dos aspectos emocionais em nossa vida. Apesar de pouco falado, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em dia com o nosso cérebro. A campanha, criada por psicólogos brasileiros, também tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida! Entenda mais sobre o Janeiro Branco.

Criada em Minas Gerais, a campanha conta com a participação de diversos profissionais que colaboram participando de palestras, debates e vídeos informativos sobre a importância do Janeiro Branco. A conscientização começou em 2014 e tem grande público em São Paulo, mais de 30 cidades de Minas Gerais e em breve em todo país.

O município de Caém se preocupa com a saúde mental da população caenense e têm construído políticas públicas para garantir atendimento e ações que contribuam para o bem viver coletivo. Atualmente o município dispõe de 01 profissional psicólogo e 01 psiquiatra. A respeito da importância dessa campanha o psicólogo Ticiano Bastos Silva conta “o município de Caém tem uma grande preocupação nessa questão da saúde mental, mas ainda é desafiador conseguir contratar e manter os profissionais de saúde mental”. Hoje o município conta com psiquiatra que atende 01 vez por mês pacientes da sede e 01 vez por mês pacientes dos povoados de Gonçalo e Piabas.

O desafio é grande, a pauta ainda é pouco debatida, mas está crescendo e vemos os reflexos disso na vida das pessoas que agora conseguem acessar esse tipo de profissionais gratuitamente. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF têm tentado garantir atendimento a todas as pessoas, indo até o paciente quando necessário e planejando ações diversas que promovam o bem estar social dessas pessoas.

Prefeitura de Caém Juntos Faremos Mais.
A secretaria de Saúde de Caém também aderiu ao Janeiro branco. A secretaria de Saúde de Caém também aderiu ao Janeiro branco. Reviewed by Augusto Urgente on 16.1.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Augusto Urgente, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.