recent

Amor pelo sertão une amigos em projeto social


Projeto divulga as riquezas naturais, culturais e gastronômicas, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região

O que o Sertão tem? As respostas são inúmeras e não cabem em um despretensioso texto, por maior que ele seja. Mas vamos para algumas respostas: clima semiárido, belezas únicas e exuberantes, culinária típica e forte, povo acolhedor e cultura bastante diversificada – influenciada por indígenas, africanos e europeus. Essa multiplicidade dá ao sertão uma personalidade impar que desperta nos sertanejos um amor incondicional ou em quem, de fato, se propõe a conhecê-lo.
Em abril de 2016, unidos pelo amor ao sertão, os amigos e administradores, Diego Fonseca, Júlio César e Creso Junior, criaram o Nos Caminhos do Sertão (NCS). O projeto social tem o objetivo de fomentar o turismo no sertão nordestino, divulgando as suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região.
“A nossa missão é proporcionar o desenvolvimento do sertão nordestino por meio da valorização, incentivo, promoção e implementação de atividades turísticas, prezando sempre pelo respeito ao meio ambiente e as culturas locais”, explica Creso Junior.
Com Canal no YouTube, página no Facebook (cerca de nove mil seguidores) e conta no Instagram (recém-criada), o NCS divulga cidades, regiões rurais, festas e atrativos do sertão, com registros em fotos e vídeos. “Esses registros chegam a centenas de pessoas, algumas publicações já atingiram mais de 150 mil visualizações, contribuindo com a divulgação do sertão e suas riquezas”, ressalta Júlio César.
Conhecida como a Capital da Energia e Cidade das Águas, a publicação da cidade baiana de Paulo Afonso já conseguiu 2,1 mil curtidas, 2,1 mil compartilhamento e 158,225 mil visualizações. A publicação de Jacobina, município do Centro Norte baiano, com mais de 80 mil habitantes, alcança mais de 2,4 mil curtidas e 1,1 mil compartilhamentos, conseguindo, até o momento, 78.463 visualizações.
Seguidor do NCS nas redes sociais, Alberto Viana elogia a iniciativa: “Desejo sucesso e que trabalhem na filosofia do turismo comunitário e solidário, tendo os sertanejos como sujeitos do processo de turismo, como estratégia de desenvolvimento da base territorial, local e comunitária. Esse seu povo é o mais bonito do mundo e merece brilhar. O agricultor familiar do sertão tem muito a mostrar e ganhar com isso”.
TURISMO E SUSTENTABILIDADE
Importante gerador de emprego e renda em todo o planeta, no final de 2016 a Organização das Nações Unidas (ONU) deu destaque ao turismo declarando 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A resolução reconhece “a importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações”.
Por Tamara Leal

Amor pelo sertão une amigos em projeto social Amor pelo sertão une amigos em projeto social Reviewed by Augusto Urgente on 22.10.17 Rating: 5