De Itapeipu para o mundo: Jacobinense ilustre volta à cidade após décadas

domingo, 24 de setembro de 2017

Após décadas sem visitar sua terra natal, nesta segunda-feira (25.09), chegará à “Cidade do Ouro” um jacobinense ilustre, o professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, que ainda adolescente deixou o pequeno distrito de Itapeipu para conquistar o mundo.

De aluno da professora Terezinha Rego, Tomaz Aroldo se transformou num dos mais conceituados educadores brasileiros, chegando ao posto de reitor da conceituadíssima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Esse eminente jacobinense também ocupou até recentemente a reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), instituição de ensino superior pública federal brasileira, voltada aos países da África, sobretudo aos países africanos de língua oficial portuguesa.

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UFMG, o jacobinense Tomaz Aroldo fez seu doutorado em Bioquímica e Imunologia pela mesma instituição e pós-doutorado em Imunologia pelo Instituto Pasteur, de Paris. Especialista em imunoparasitologia, dedicou sua carreira acadêmica ao estudo da dinâmica reprodutiva e da erradicação do Schistosoma mansoni, o causador da esquistossomose, problema endêmico à região de Jacobina, especialmente, no distrito de Caatinga de Moura.

Na visita que fará esta semana a sua terra natal, o professor Tomaz Aroldo será recepcionado pelo empresário Marcos José Marcelino da Silva, de quem foi colega na adolescência. Ele deverá visitar o distrito de Itapeipu, onde nasceu, e concederá entrevista à imprensa local.

No link abaixo, homenagem prestada ao professor Tomaz Aroldo da Mota Santos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Clique AQUI!
Fonte: Jacobina 24h. 

Postar um comentário

  © Augusto Urgente De olho na Notícia! by Augusto Jacobina 2013/2017 - Contato: (74) 9125-2490 / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP