Transtorno de ansiedade social

domingo, 27 de agosto de 2017

A Ansiedade e o medo são estados emocionais normais vivenciados por todos nós seres humanos. Essas condições são responsáveis por atitudes básicas de sobrevivência. É através do medo, por exemplo, que dimensionamos o risco ao qual estamos expostos e buscamos nos defender. Mas para nós, é importante sabermos diferenciar a ansiedade normal da patológica. Essa diferença baseia-se na desproporção entre o risco e a reação do indivíduo e no grau de limitação que isso provoca na vida desses indivíduos. Em outras palavras, é como se a pessoa experimentasse sintomas desconfortáveis de medo e ansiedade intensos diante de situações cotidianas como preencher um cheque com alguém o observando ou apresentar um trabalho na faculdade. 

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria é considerado portador de ansiedade social patológica os indivíduos com medo acentuado e persistente de situações sociais nas quais possam ser expostos a possíveis avalições por parte de outras pessoas. Essas situações incluem comer, falar e escrever em frente aos outros e conversar com estranhos ou autoridades. Essa que é a terceira doença psiquiátrica mais comum atualmente, atinge homens e mulheres na mesma proporção, diferente de outras causas de ansiedade que são mais comuns em mulheres. 

De acordo com os principais estudos científicos pessoa que desenvolve esse transtorno possui o fator genético (componente hereditário) e o fator ambiental estressante (altos níveis de estresse no cotidiano). Um outro dado observado foi uma baixa das substancias dopamina e serotonina. Essas substancias atuam em regiões específicas do nosso cérebro responsáveis pelo nosso sistema de recompensa e bem estar. O tratamento pode ser farmacológico ou psicoterápico, sendo a combinação dos dois ainda mais efetiva na resolução dos sintomas. 

Dr Luiz Felipe Figueiredo CRM 21286
Rua Arthur Diniz Veloso, 385, Bairro Estação, Clinfisio, sala 08
Tel 3621-0306 /zap 74 9923-3326

Postar um comentário

  © Augusto Urgente De olho na Notícia! by Augusto Jacobina 2013/2017 - Contato: (74) 9125-2490 / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP