Programa Bahia sem Fogo capacita brigadistas voluntários em Jacobina

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O Programa Bahia sem Fogo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente (Sema) e Recursos Hídricos (Inema) iniciou, na última segunda-feira (28/08), o curso de Prevenção, Monitoramento e Combate aos Incêndios Florestais para brigadistas voluntários. Com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia – CBMBA e Secretaria do Meio Ambiente do Município de Jacobina, o referido curso tem a carga horária de 40 horas com teoria e prática e conta com a participação de 31 brigadistas.

No primeiro dia foram abertos os trabalhos com a presença do gestor municipal e dos secretários de Meio Ambiente e de Ação Social que recepcionaram a equipe de facilitadores e participantes. As disciplinas envolveram Educação Ambiental, Legislação Fiscalização, Licenciamento, Operação Bahia Sem Fogo e Associativismo, sendo os temas ministrados pela coordenadora de campo do Inema, Fabíola Cotrim.

Dividido por temas, a capacitação segue nesta terça-feira (29/08) com o curso de instruções de Atendimento Pré-hospitalar; quarta-feira (30/08), Táticas e Técnicas de Combate aos Incêndios Florestais; quinta-feira (31/08), organização de Materiais e Combate a Incêndio no Incêndio Florestal. Por fim, na sexta-feira (01/09), serão oferecidas oficinas de combate à incêndio com simulação de incêndio florestal com fogo real. As disciplinas serão ministraras pelos bombeiros militares Ten. BM Daniel Borges Santana, Cabo BM Ivan Trindade e o Cabo BM Valdilson Ferreira dos Anjos.

O programa Bahia sem fogo também disponibilizou para a brigada voluntária de Jacobina 282 Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s) para complementar os equipamentos já doados pela Sema/Inema. Já empresa Statcom, de Jacobina, doou 10 macacões de combate para os brigadistas.
Fonte: Inema.

Postar um comentário

  © Augusto Urgente De olho na Notícia! by Augusto Jacobina 2013/2017 - Contato: (74) 9125-2490 / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP