recent

Guarda Municipal de Jacobina completa 50 anos de bons serviços

Criada durante a administração do então prefeito José Prado Alves (Zuquinha Prado), em 24 de julho de 1967, a Guarda Municipal de Jacobina completa, nesta segunda-feira, 24, os seus 50 anos de fundação com uma história de muitas dificuldades e até mesmo de uma quase extinção nos idos dos anos 70, quando esteve relegada ao esquecimento das suas funções de segurança patrimonial, mas conseguindo resistir a todos os percalços.

Inicialmente instalada para proteger o patrimônio municipal, conforme suas funções orgânicas, o Corpo a Guarda logo se viu instado a colaborar com a segurança pública ostensiva da cidade, distritos e povoados, uma vez constatar-se a precariedade do efetivo policial militar da época, criando condições favoráveis a sua atuação também na segurança das pessoas em locais como praças públicas e feiras livres da sede e interior.

Com o passar do tempo a nossa Guarda Municipal evoluiu, tanto em efetivo nas ruas e repartições como em qualificação profissional, conseguindo uma transformação gradual, que possibilitou aperfeiçoar suas atividades. Entre as principais conquistas da GM nesses últimos anos, estão: Instrutor de armamento e tiro próprio; área de treinamento com estande de tiro; equipamentos de proteção individual e coletiva (capacetes, cintos de guarnição completo, etc.) de última geração; sistema de radiocomunicação; número 153 para atendimento ao público (número nacional exclusivo destinado as Guardas Municipais); comando de carreira próprio exercido por um Guarda Municipal efetivo da instituição; treinamento constante em diversas áreas (Curso de Comando de Guardas, Procedimentos Operacionais Padrão, Normas Gerais de Atuação, Defesa Pessoal, etc.) e novas viaturas conseguidas junto ao executivo. Portanto, aqui vão os parabéns à família Azul-Marinho.
Da Diretoria da União dos Guarda Municipais de Jacobina através do seu presidente Carlos Cesar.

Guarda Municipal de Jacobina completa 50 anos de bons serviços Guarda Municipal de Jacobina completa 50 anos de bons serviços Reviewed by Augusto Urgente on 24.7.17 Rating: 5