Boia da Marinha que encalhou em praia do Rio Vermelho começa a ser desmontada

quinta-feira, 6 de julho de 2017

A boia de sinalização da Marinha que foi parar na praia da Mariquita, no Rio Vermelho, começou a ser desmontada nesta quarta-feira (5). De acordo com informações da Marinha, o órgão optou pela desmontagem do equipamento, já que um guindaste não ia conseguir acessar o local onde a boia naufragou. A nova boia já está pronta e vai ser colocada no mar na próxima sexta-feira (7). O equipamento está no Serviço de Sinalização Náutica, na Base Naval de Aratu.

O equipamento antigo estava fixada a cerca de oito quilômetros da praia da Barra, que se desprendeu e derivou até o Rio Vermelho. O motivo do deslocamento foram os ventos fortes que atingem a costa de Salvador, que chegou a 59 km/h. 

O equipamento tem seis toneladas e 12 metros de altura. A função do equipamento é sinalizar às embarcações a localização do Banco de Santo Antônio, local onde a profundidade do mar é reduzida, representando risco de encalhe para embarcações de maior calado (altura do casco abaixo da linha d'água).

Até que a nova boia seja colocada no mar, um navio-patrulha está orientando os navegantes na entrada da Baía de Todos os Santos. "O Navio-Patrulha tem a missão de orientar o tráfego de embarcações, a fim de contribuir para a segurança da navegação na área, até que o Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2) instale uma boia luminosa sobressalente no local, o que deverá ocorrer tão logo haja uma melhora nas condições do mar", afirmou a Marinha, em nota.
Dia frio
Além dos ventos fortes, Salvador também registra temperaturas mais baixas essa semana. A cidade registrou na madrugada desta quarta-feira (5) a menor temperatura do ano: 18,6 ºC. Até hoje, o dia mais frio tinha sido no final de junho quando chegou a 19,4 ºC. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno deste ano está mais frio, se comparado a 2016, quando as temperaturas ficaram acima desse valor.

Os ventos fortes, que começaram desde o último domingo (2), também contribuem para a baixa de temperatura e devem continuar nesta quinta (6) e sexta (7), de acordo com a meteorologista Claudia Valéria. A ventania, segundo ela, só deve diminuir na sexta.

No início da manhã de hoje a rajada - vento de maior intensidade - chegou 53,3 km/h por volta das 6h. Ontem, os ventos foram até 59 km/h. Ainda de acordo com Cláudia Valéria, o tempo segue instável até o final de semana, com chuva isolada, em volume pequeno. A temperatura para hoje deve variar entre 20 ºC e 26 ºC.

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP