Aumentam casos de resistência do vírus HIV a remédios, alerta OMS

sábado, 22 de julho de 2017

Relatório chama a atenção para as mutações do vírusUma nova pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta para uma tendência crescente de resistência do vírus HIV/Aids às drogas disponíveis para tratamento.

A OMS divulgou ontem um relatório, com base em estudos feitos em 11 países na África, Ásia e América Latina. Em seis dos 11 países, mais de 10% das pessoas que começaram o tratamento antirretroviral contra o HIV, tinham uma cepa do vírus resistente a medicamentos do mercado.

Isso é causado por uma mutação na estrutura genética do vírus, o que impede a ação do remédio e o tratamento se torna ineficaz. Todos os medicamentos existentes contra vírus hoje correm o risco de se tornar parcialmente ou totalmente insuficientes contra a doença.

O Brasil está na lista dos países com registro de resistência do vírus em novos pacientes, mas com índice menor que 10%. Por enquanto, foram reportados 1.391 casos. A organização mundial de saúde diz que o crescimento dessas taxas, mesmo que ainda lento, poderia minar o progresso internacional no tratamento e prevenção da doença.
R7

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP