10 dicas para aumentar a potência do seu wifi

terça-feira, 11 de julho de 2017

É difícil imaginar um computador em casa ou no trabalho sem acesso à rede via wifi. O item também é importante, se não primordial, para o cotidiano de quem usa smartphones. É sabido que não é possível confiar nas redes 3G ou 4G o tempo todo e a primeira oportunidade de pular para o wifi na casa de um amigo, no restaurante ou na faculdade, é sempre bem-vinda.

O problema surge quando esse tipo de conexão começa a falhar. Há fatores que podem comprometer o sinal da sua conexão de internet sem fio, como a interferência de outros equipamentos, mau posicionamento do roteador ou até a baixa qualidade do aparelho, que geralmente tem um custo muito baixo.

Por isso, a Proteste – Associação de Consumidores -, separou 10 dicas para facilitar o uso deste recurso indispensável para o nosso dia a dia.
Como melhorar o wifi

Evite barreiras: Não deixe nada bloquear o sinal. Ponha o roteador no centro da casa ou apartamento, em um lugar alto. Dessa forma o sinal se espalha melhor. Em apartamentos com cozinha integrada à sala, sob o armário, ou em uma mesa mais alta na sala, o roteador irá espalhar o sinal com maior eficiência.

Coloque-o longe de eletrodomésticos: Deixe o seu roteador longe de babás eletrônicas, telefones sem fio e forno micro-ondas, pois eles podem interferir no sinal. É um erro comum colocar o roteador ao lado do telefone, mas uma extensão pode levar o aparelho para outro local, e facilitar a melhora do sinal.
Não compartilhe: Não divida o sinal, porque ele fica ainda mais lento. Evite que vizinhos identifiquem sua rede e possam utilizá-la. Crie uma senha forte, combinando letras e números, e mude-a a cada seis meses pelo menos. Caso alguém descubra sua senha e possa utilizar sua internet para baixar filmes, por exemplo, você poderá perder boa parte da sua velocidade contratada pelo plano.

Verifique a qualidade do aparelho: Compre um roteador com mais de uma antena. Um aparelho com duas antenas de 5dBi consegue trafegar mais dados do que um com apenas uma antena de 5 dBi. Verifique se o aparelho é do tipo dual band com no mínimo 1.2Gbps.

Cuidado com o superaquecimento: Isso trava o sinal! Por isso reinicie o roteador sempre que possível. Desligar enquanto não usa a Internet ou durante o sono também é uma boa opção. O mesmo pode ser feito quando sair de casa durante o dia todo, por exemplo, e quando viajar.

Atualize os sistemas: Mantenha o computador e o celular atualizados. Assim, afasta malwares que diminuem a qualidade da Web ao ficarem baixando e enviando dados sem você querer.

Mude o canal do roteador: Ele interage com frequência de 2.4 GHz, como babá eletrônica e micro-ondas. Mudar o canal atenua interferências.

Repetidor de sinal: Use um extensor de sinal Wi-Fi. Instale-o na tomada. Alguns modelos de repetidor prometem até mesmo passar o sinal pela rede elétrica, conseguindo chegar a cômodos mais distantes.

Wi-Fi Público: Não apareça na lista de Wi-Fi públicos. Vá à página de administração e desmarque “Enable SSID Broadcast”. Habilite-o apenas ao fazer uma nova conexão. Isso impede que outros usuários tentem acessar sua rede, especialmente para quem mora em um condomínio de apartamentos ou próximo a um comércio.

Truque caseiro: Coloque uma fôrma de bolo de metal na vertical, como se envolvesse o receptor, deixando-a na direção do roteador. Parece estranho mas isso ajuda a aumentar o alcance do sinal.

Postar um comentário

  © Augusto Urgente De olho na Notícia! by Augusto Jacobina 2013/2017 - Contato: (74) 9125-2490 / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP