Jacobina na Rota do Emprego

terça-feira, 23 de maio de 2017

A cidade de Jacobina vai entrar para o mapa das cidades baianas que receberão o Instituto Mix de Profissões. Eleita a melhor rede de capacitação profissional do Brasil pela ABF (Associação Brasileira de Franquias) e pela Globo (pelo Pequenas Empresas Grandes Negócios), a rede está presente em todo o Brasil e contribui não somente para capacitar mão de obra como também auxilia no encaminhamento para o mercado de trabalho.

A falta de mão de obra qualificada é uma queixa antiga do setor empresarial de Jacobina, que muitas vezes recorriam a profissionais de outros municípios para compor suas equipes. É por isso que a chegada do IM (Instituto Mix) é tão comemorada pelas empresas locais.

O Gerente Comercial Aldo Brasileiro comenta: “Mais de 500 cidades do Brasil são atendidas pelo IM e Jacobina não podia ficar atrasada em relação a isso. Quando visitamos as unidades da rede no ano passado, pudemos perceber que os alunos em pouco tempo de curso já começavam a aumentar sua renda, alguns deles chegavam ganhar valores superiores a dois mil reais em menos de seis meses de cursos, na área da beleza e gastronomia! Jacobina carece de educação profissional e os cursos ofertados são de áreas que o nosso município necessita, o que vai acelerar ainda mais a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Os colegas empresários estão empolgados!”.

O IM é uma das redes que mais cresce no país e talvez o método modular de ensino seja um dos responsáveis por isso. Neste formato, os cursos são divididos em partes, de modo que ao concluir uma delas o aluno já pode começar a trabalhar e conquistar sua renda. Muitos alunos do Instituto pagam seu curso com o que recebem dos serviços que aprenderam na escola. É o caso do Curso de Instalação e Manutenção de Ar Condicionado Split. Em apenas 03 meses o aluno conclui o módulo de instalação e pode cobrar por este serviço cerca de R$150,00 a R$ 400,00 reais. Ao final do curso, além de instalar, o aluno será capaz de realizar consertos e manutenções preventivas, mas até lá pode ir ganhando com pequenos serviços.
Aldo explica ainda como é fácil e prático se inserir no mercado de trabalho: “O que observei em unidades como em Salvador e em outros Estados é que os alunos fazem divulgações no WhatsApp e Facebook e isso já lhe rende os primeiros clientes. Conhecemos uma aluna de massoterapia que somente pelo seu perfil no Facebook tinha uma agenda cheia de clientes. Nós ajudamos nossos alunos com cartões de visita e orientações de abordagens, muitos alunos de Ar Condicionado construíram sua clientela distribuindo esses cartões para os vendedores de Ar Condicionado em lojas de departamento”.

Mas o Augusto Urgente apurou outra informação animadora. A unidade de Salvador, citada, possui parceria com redes de farmácias, como o Atacadão dos Remédios. Essa rede oferece estágio e vagas de empregos para dezenas de alunos. Mônica Baldacci, Gestora da unidade de Salvador, comentou: “Muitos alunos do Curso de Atendente de Farmácia já conquistam seu emprego antes mesmo de se formarem. As redes parceiras perceberam que é muito mais apropriado contratar nossos alunos, preparados para desempenhar seu papel, do que investir em treinamentos pontuais para pessoas iniciantes”.

Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Lauro de Freitas, Eunápolis, Ilhéus, Barreiras e Caetité são as cidades baianas que possuem unidades do Instituto Mix de Profissões. E agora Jacobina entra na rota da capacitação e de oportunidades de trabalho.

Postar um comentário

  © Augusto Urgente De olho na Notícia! by Augusto Jacobina 2013/2017 - Contato: (74) 9125-2490 / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP