Festa do Divino Espírito Santo completa 158 anos em Jacobina

terça-feira, 2 de maio de 2017

Acredita-se que foram os portugueses ou sacerdotes que criaram a Festa do Divino Espírito Santo no tempo da construção da Igreja da Missão na data de 26 de junho de 1864, mais ou menos, dando sequência mais tarde à tradicional festa religiosa iniciada pelos nossos saudosos antepassados há muitos anos.

José Soares da Rocha foi Imperador da Festa do Divino Espírito Santo, em Jacobina, há 158 anos, aproximadamente, tendo ele dito para seus filhos e outras pessoas, que naquela época, a Festa do Divino já existia aqui nesta semana Paróquia. José Soares da Rocha é bisavô de Leonídio Soares da Rocha Neto (Imperador no ano de 1980 e Alferes no ano de 1995).

Aproximadamente 30 dias antes da Festa do Divino Espírito Santo é realizado o tradicional Leilão do Divino Espírito Santo, com participação de todo seguimento sócio-econômico de nosso município, onde a equipe responsável pelos festejos arrecada donativos - animais, aves, objetivos e outros, para serem leiloados, bem como a venda de diversas iguarias que fazem parte da nossa cultura, também doados pela sociedade jacobinense.

A preparação da Centenária Festa do Divino é feita com visitas às casas, durante todo o biênio, cantando os feitos e os poderes do Divino Espírito Santo através da 'Novena do Divino' e recolhendo donativos para sua celebração. Percorre as comunidades da Paróquia de Santo Antônio de canto a canto, na zona rural e urbana, anunciando a Palavra de Deus e o Domingo de Pentecostes, cume dos festejos na cidade.

Na véspera do Dia de Pentecostes é celebrada uma Missa Solene na Igreja da Matriz. Após a Missa, toda a cidade de Jacobina assiste a Queima de Fogos que simboliza o 'Fogo do Espírito Santo'. Em seguida, a saída das Bandeiras (Frutos do Espírito Santo) pelas ruas da cidade, acompanhadas pela Filarmônica 02 de Janeiro e Rio do Ouro até a Igreja da Missão.

O leilão da Festa do Divino Espírito Santo 2017 ocorre no próximo domingo, dia 07 de maio, no Parque de Exposições de Jacobina. Os festejos deste ano ocorrerão no dia 08 de junho. Participe, você e sua família, deste evento religioso, cultural e turístico de Jacobina.
Fonte: Ascom/PMJ
Foto: Rota 324

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP