recent

Secretaria da Saúde realiza segunda fase do Rastreamento do Câncer de Mama

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Programa Saúde em Movimento, realiza a segunda etapa do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama em Jacobina. A segunda etapa será realizada nos dias, 07, 08 e 09 de fevereiro, no Centro de Saúde da Família da Matriz, a partir das 6 horas da manhã.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Mariana Rocha Valois, esse segundo momento será realizado com base em uma relação de pacientes que serão avaliadas por dois especialistas ( mastologista e radiologista). “A busca ativa por contato com as pacientes, está sendo realizada pelo agente comunitário de saúde, enfermeira de cada unidade e Secretaria de Saúde do município. Cada paciente está sendo convocada com data específica de atendimento. Durante esse período na sala de espera vai ter o apoio de nutricionista”, informa a secretária.

Segundo Mariana Valois, a finalidade do programa de rastreamento é diagnosticar precocemente o câncer e fazer com que a paciente tenha maiores chances de cura, já que é necessário realizar exames a partir dos 40 anos. “O trabalho da equipe de rastreamento do câncer, funciona em três etapas. A primeira consiste na realização do exame da mama (mamografia), a segunda fase, caso necessário, a mulher necessita se submeter a outros tipos de exames complementares, para diagnóstico mais conclusivo e já a terceira etapa, é indicada apenas, para as pacientes que necessitam de tratamento. A terceira e última fase é feita em unidades de alta complexidade, onde são disponibilizados: quimioterapia, radioterapia e procedimentos cirúrgicos”, destaca a secretária.
Ascom/PMJ. 
Secretaria da Saúde realiza segunda fase do Rastreamento do Câncer de Mama Secretaria da Saúde realiza segunda fase do Rastreamento do Câncer de Mama Reviewed by Augusto Urgente on 4.2.17 Rating: 5