Secretaria da Saúde realiza segunda fase do Rastreamento do Câncer de Mama

sábado, 4 de fevereiro de 2017

A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Programa Saúde em Movimento, realiza a segunda etapa do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama em Jacobina. A segunda etapa será realizada nos dias, 07, 08 e 09 de fevereiro, no Centro de Saúde da Família da Matriz, a partir das 6 horas da manhã.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Mariana Rocha Valois, esse segundo momento será realizado com base em uma relação de pacientes que serão avaliadas por dois especialistas ( mastologista e radiologista). “A busca ativa por contato com as pacientes, está sendo realizada pelo agente comunitário de saúde, enfermeira de cada unidade e Secretaria de Saúde do município. Cada paciente está sendo convocada com data específica de atendimento. Durante esse período na sala de espera vai ter o apoio de nutricionista”, informa a secretária.

Segundo Mariana Valois, a finalidade do programa de rastreamento é diagnosticar precocemente o câncer e fazer com que a paciente tenha maiores chances de cura, já que é necessário realizar exames a partir dos 40 anos. “O trabalho da equipe de rastreamento do câncer, funciona em três etapas. A primeira consiste na realização do exame da mama (mamografia), a segunda fase, caso necessário, a mulher necessita se submeter a outros tipos de exames complementares, para diagnóstico mais conclusivo e já a terceira etapa, é indicada apenas, para as pacientes que necessitam de tratamento. A terceira e última fase é feita em unidades de alta complexidade, onde são disponibilizados: quimioterapia, radioterapia e procedimentos cirúrgicos”, destaca a secretária.
Ascom/PMJ. 

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP