Reunião sobre transportes coletivos e reeducação dos pontos de ônibus

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Na tarde desta terça-feira, 14, aconteceu na sede Ministério Público, em Jacobina, uma reunião comandada pela Promotora de justiça Rocio García Matos a respeito dos transportes coletivos e sobre a reeducação dos pontos de ônibus.

Durante a reunião estiveram presentes o Prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, junto com os assessores jurídicos, Dra. Nídia Mesquita e Dr. Fernando Santos, o secretário de Infraestrutura de Jacobina, Rodrigo Jacobina, o diretor do Serviço Municipal de Tráfego e Transportes (SMTT), Jorge Teixeira, o proprietário da empresa Guimarães, Carlos Guimarães e os representantes da associação dos moradores do Conjunto Habitacional Jacobina II, Jacobina III, bairro do Leader, bairro Bananeira, Cidade do Ouro, bairro da Catuaba e Bairro do Mutirão.

Foram estipuladas as demandas dos bairros presentes, reiterando os termos postos na reunião anterior, ocorrida em Dezembro, onde ficou estabelecida a solicitação da ampliação da rota do Circular I, para que trafegue até o clube ADELBA, local onde há muitos moradores que precisam do transporte coletivo, e a construção de um ponto de ônibus instalados no bairro da Catuaba, próximo a creche.

No bairro Jacobina II, acatados pelo prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, foram estabelecidos a iluminação e limpeza da estrutura do ponto de ônibus situado em frente á antiga concessionária da Ford, a reforma do telhado no ponto de ônibus em frente a igreja católica do bairro e a instalação de um ponto na praça principal do bairro.

“Estamos trabalhando visando a melhoria para a população, principalmente destes que precisam sair cedo das suas casas, buscando o pão de cada dia através do trabalho, por isso no prazo de 60 a 90 dias cumpriremos os pleitos dos bairros”, disse o prefeito.

Segundo o diretor da SMTT, também é necessária a possibilidade de instalação de um ponto de ônibus nas imediações do Camisa 10, e a instalação de uma faixa de pedestre elevada, sendo concordadas pelos representantes do bairro.

No bairro Jacobina III, ficou esclarecida a instalação de um ponto de ônibus no final de linha do bairro e o secretario de infraestrutura comprometeu-se a dar andamento á instalação da referida estrutura no prazo de noventa dias. Ficou ajustado que no período de trinta dias o primeiro horário do circular III será as 05H50min, saindo do bairro Bananeira, para que tenha tempo de chegar ao bairro Jacobina III as 07h20min.

Na cidade do Ouro, que possui quatro paradas de ônibus, foram estabelecidas que duas das paradas fossem convertidas em pontos , com a instalação das estrutura de ponto de ônibus, localizado ao lado da quadra do bairro e na segunda rua do bairro. Além disso, a instalação de dois quebra-molas em cada uma das ruas do bairro.

A representante do bairro Cidade do Ouro chamou atenção para o diretor da empresa Guimarães sobre os motoristas que estão se negando em descer a plataforma para o acesso dos cadeirantes.

Segundo o diretor da empresa de transportes, é disponibilizado nos ônibus telefones para que seja feita a denúncia a respeito de qualquer falha na prestação de serviço. “Os motoristas são treinados para utilizar a plataforma e se houver denúncia sobre o motorista advertirei todos que foram denunciados”, disse Carlos Guimarães.

No bairro Leader, ficou a proposta para a empresa Guimarães, feito pelo representante do bairro e pela promotora de Justiça, durante trinta dias, ampliar o trajeto dos circulares I e II, para que ambos entrem no bairro do Leader, adentrando pela rua Cônego Samambaia, circulando a praça do Clube Leader e retornando pela rua Margem Rio do Ouro, apartir do dia 20 de Fevereiro do corrente ano, sendo que se houver demanda de passageiros a rota será mantida com a instalação de um ponto de ônibus na praça do Leader.

No bairro da Bananeira, o diretor da empresa Guimarães, disse que não foi viável ampliar o itinerário circular Jacobina III Bananeira para que o retorno seja feito ao final da estrada da Boiadeira, retornando pela rua Santa Barbara, pois há uma ladeira muito grande, mas que vai analisar aalteração do itinerário do mesmo circular para que entre na rua São Jorge, faça o retorno na rua Paulo Dantas e retorne na rua São Benedito, seguindo pela rua Santa Barbara, sendo a vistoria feita no dia 17 de Fevereiro juntamente com o diretor do SMTT, o secretario de infraestrutura e o representante da associação.

No bairro Mutirão, foi estabelecida a conversão das paradas em ponto de ônibus, que estão situadas na rua A, em frente a casa de Dona Célia, e na rua Pedra Branca, em frente a oficina do Sr. Persílio e a reforma do ponto de ônibus em frente a delegacia e a implantação de iluminação.

A promotora de justiça deu ao município o prazo de trinta dias para realização das demandas e o representante da empresa Guimarães para que entregue o oficio com as alterações das rotas sugeridas na reunião.
Ascom/PMJ
Texto: Morgana Gonçalves
Foto: Mario Luna

Postar um comentário

  © Augusto Urgente De olho na Notícia! by Augusto Jacobina 2013/2017 - Contato: (74) 9125-2490 / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP