Ads Top

Ads Top
recent

“Não tem rebelião porque os presos não querem”, afirma coordenador de sindicato

Após a confirmação da fuga de ao menos 16 presos da Cadeia Pública de Salvador na madrugada desta sexta-feira (13), o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos, concedeu entrevista ao Bocão News onde falou sobre o sistema carcerário baiano.

Geonias afirmou à reportagem que o sindicato já apresentou diversos relatórios à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, “mas isso não resolveu o problema”.

Com relação à fuga desta madrugada, Geonias relatou: “a Cadeia Pública é a única considerada segura em toda a Bahia, e foi justamente lá que eles fugiram, e com facilidade. Todos, a princípio, da mesma cela”.

Questionado sobre de que forma o Sinspeb atua junto ao governo para tentar amenizar o problema, Geonias foi enfático e fez duras críticas ao secretário Nestor Duarte: “o secretário Nestor é incompetente e falastrão. Ele diz que há rebelião em outros lugares e não tem aqui. Não tem rebelião porque os presos não querem”.
De acordo com Geonias, caso aconteçam problemas maiores, como os que ocorreram no Amazonas e em Roraima, o secretário Nestor Duarte e o major Júlio César, superintendente de gestão prisional da Seap, serão os responsáveis: “o major que gere, na prática, as unidades prisionais, mente, inclusive ao secretário de segurança, sobre a situação dos presídios”.

Vale ressaltar que afuga aconteceu justamente na madrugada seguinte às delcarações dos advogados Luiz Viana, presidente da OAB-BA, e Luiz Augusto Coutinho, criminalista e PhD em Ciências Jurídicas e Sociais ao Bocão News, fazendo críticas ao sistema prisional baiano, inclusive com colocações acerca da grande quantidade de presos provisórios, da estrutura física precária e falta de pessoal nos presídios.
 Bocão News
“Não tem rebelião porque os presos não querem”, afirma coordenador de sindicato “Não tem rebelião porque os presos não querem”, afirma coordenador de sindicato Reviewed by Augusto Urgente on 13.1.17 Rating: 5