“Não tem rebelião porque os presos não querem”, afirma coordenador de sindicato

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Após a confirmação da fuga de ao menos 16 presos da Cadeia Pública de Salvador na madrugada desta sexta-feira (13), o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Geonias Santos, concedeu entrevista ao Bocão News onde falou sobre o sistema carcerário baiano.

Geonias afirmou à reportagem que o sindicato já apresentou diversos relatórios à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, “mas isso não resolveu o problema”.

Com relação à fuga desta madrugada, Geonias relatou: “a Cadeia Pública é a única considerada segura em toda a Bahia, e foi justamente lá que eles fugiram, e com facilidade. Todos, a princípio, da mesma cela”.

Questionado sobre de que forma o Sinspeb atua junto ao governo para tentar amenizar o problema, Geonias foi enfático e fez duras críticas ao secretário Nestor Duarte: “o secretário Nestor é incompetente e falastrão. Ele diz que há rebelião em outros lugares e não tem aqui. Não tem rebelião porque os presos não querem”.
De acordo com Geonias, caso aconteçam problemas maiores, como os que ocorreram no Amazonas e em Roraima, o secretário Nestor Duarte e o major Júlio César, superintendente de gestão prisional da Seap, serão os responsáveis: “o major que gere, na prática, as unidades prisionais, mente, inclusive ao secretário de segurança, sobre a situação dos presídios”.

Vale ressaltar que afuga aconteceu justamente na madrugada seguinte às delcarações dos advogados Luiz Viana, presidente da OAB-BA, e Luiz Augusto Coutinho, criminalista e PhD em Ciências Jurídicas e Sociais ao Bocão News, fazendo críticas ao sistema prisional baiano, inclusive com colocações acerca da grande quantidade de presos provisórios, da estrutura física precária e falta de pessoal nos presídios.
 Bocão News

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP