Cientistas descobrem 'novo' órgão do corpo humano

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Considerado pelos cientistas até agora como um ligamento do aparelho digestivo, o mesentério foi reclassificado como um órgão e é a mais nova descoberta do corpo humano. A reclassificação foi divulgada em artigo na revista científica "The Lancet Gastroenterology & Hepatology", assinado pelo pesquisados J. Calvin Coffey, da Univerity Hospital Limerick, na Irlanda, e pelo colega Peter O'Leary.

“A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, afirma Coffey.

O que é?
A descoberta não muda o funcionamento do aparelho digestivo, mas o entendimento em relação ao mesentério ajuda para novos métodos cirúrgicos. “Podemos categorizar doenças digestivas relacionadas a este órgão”, acrescenta Coffey.

O mesentério é uma dobra dupla do peritônio - revestimento da cavidade abnominal - que une o intestino com a parede do abdômen, permitindo que ele se mantenha no lugar certo. 
Os cientistas agora buscam entender melhor como funciona o mesentério, para melhorar tratamentos e cirurgias no futuro.
Fonte: correios

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP