Assim como as Rádios AM, as Rádios FM devem desaparecer no futuro

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Parte das lembranças afetivas de muita gente, salvação para quem está no trânsito parado sem nada para fazer. A rádio FM, xodó de muitos, está com os dias contados. E já começou a desaparecer. A Noruega vai ser o primeiro país de todo o mundo a abandonar as transmissões de rádio FM e se tornar totalmente digital. 

O governo norueguês argumenta que o projeto é uma maneira de reduzir gastos e custos. Segundo as autoridades norueguesas, manter a rede FM tem um alto custo, principalmente de manutenção. A estimativa é de uma economia de até US$ 200 milhões para cada emissora.

Como funciona uma rádio digital

O chamado rádio digital, assim como o rádio analógico, é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. No caso do rádio analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. No digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante à uma rádio analógica, envolvendo tradicionais elementos como torre e antenas.

Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.
Contexto

O rádio digital no Brasil começou a ser pensado e testado em meados da década de 2000. Em março de 2010, o Ministro das Comunicações Hélio Costa publicou a portaria 290 que institui o SBRD: Sistema Brasileiro de Rádio Digital, dando disposições sobre os pré-requisitos que o sistema deveria atender.

Testes

Atualmente, dois padrões de rádio digital estão sendo considerados para servir como base técnica para o SBRD: O DRM e o HD Rádio. CDP

Postar um comentário

  © Augusto Urgente De olho na Notícia! by Augusto Jacobina 2013/2017 - Contato: (74) 9125-2490 / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP