Bebida diet engorda, aponta estudo

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

As bebidas diet, ou seja, com adoçantes, se tornaram uma alternativa amplamente utilizada para quem não quer ganhar as calorias contidas nos refrigerantes que utilizam açúcar comum, porém o que muitas pessoas não sabem é que os refrigerantes diet em vez de emagrecer eles acabam engordando. A constatação pode parecer contraditória, mas não é. Segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico Applied Physiology, Nutrition and Metabolism sugere que o aspartame, um adoçante artificial, pode ser o vilão dessa história.

Os adoçantes artificiais são alternativas sintéticas ao açúcar. Seu sabor pode ser até 20.000 vezes mais doce e tem a grande vantagem de não conter calorias. Por isso, são utilizados em larga escala em bebidas diet, de baixa ou zero calorias e frequentemente são recomendados para pessoas com diabetes tipo 2.

No estudo, Hodin e sua equipe misturaram a IAP com bebidas que contêm aspartame e constataram que houve uma atenuação na atividade da enzima. Esse efeito não foi observado quando a IAP foi misturada com bebidas açucaradas. Em seguida, os pesquisadores injetaram aspartame em diferentes partes do intestino de ratos e viram que os níveis da enzima despencaram em 50%.
A equipe também encontrou evidências de que, quando consumido em combinação com uma dieta gordurosa, o aspartame pode levar a um aumento de peso. Os cientistas alimentaram um grupo de ratos com uma dieta rica em gordura durante 18 semanas.

Os resultados mostraram que aqueles que também receberam aspartame engordaram mais do que aqueles que não ingeriram o adoçante.

Apesar da descoberta, os autores alertam que esses resultados se aplicam somente ao aspartame e não a outros adoçantes artificiais, já que o produto de sua quebra é diferente. Eles ressaltam também que ainda são necessários estudo em humanos para que essas descobertas possam se confirmar.
Agora na Bahia 

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP