recent

Entidades se unem na fomração do comitê gestor do museu regional de Jacobina

Na tarde desta quinta-feira, 10 de novembro de 2016, houve uma reunião no IFBA com representantes de órgãos do município e entidades para discutir sobre o projeto do Centro de Memória e Referência do Piemonte da Diamantina, o Museu do Ouro, em construção no antigo prédio da Câmara de Vereadores na Praça Rio Branco.

Presentes Adroaldo que é Secretário de Turismo, Ivan Aquino Secretário de Meio Ambiente, Richard Silva da ASPAFF, Leonardo Muritiba da Yamana, Roberto Jacobina da Acija, Everardo Germano que é restaurador, Professor Valter Oliveira da Uneb, entre outros. As entidades se unem em um comitê gestor, para administrar o Centro de Memória e Referência do Piemonte da Diamantina,  em parceria com a Prefeitura Municipal.

Para Adroaldo Araújo, com essa parceria haverá a continuidade do trabalho com a alternância política, garantindo que a riqueza histórica e cultural seja mantida, pois Jacobina pelo potencial e diversidade que tem no município que tem, não irá dever a museu nenhum do mundo. Diz que com o comitê gestor nasce outra possibilidade de chegar mais próximo do que se planeja a muito tempo, que é transformar a região em uma região turística, gerando emprego e renda. O grupo irá lutar também para trazer o Instituto Estrada Real para Jacobina, através de negociações com o Governo do Estado.

O Centro de Referência, que será o museu regional de Jacobina abrigará peças e história do sítio arqueológico do Tombador com as figuras rupestres e a área da paleontologia, a história da Estrada Real. Será um local com vários núcleos resgatando a história dos índios Payaya, mostrando a história do ouro, da cultura e do povo.
Fonte: Augusto Urgente!

Entidades se unem na fomração do comitê gestor do museu regional de Jacobina Entidades se unem na fomração do comitê gestor do museu regional de Jacobina Reviewed by Augusto Urgente on 10.11.16 Rating: 5