Entidades se unem na fomração do comitê gestor do museu regional de Jacobina

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Na tarde desta quinta-feira, 10 de novembro de 2016, houve uma reunião no IFBA com representantes de órgãos do município e entidades para discutir sobre o projeto do Centro de Memória e Referência do Piemonte da Diamantina, o Museu do Ouro, em construção no antigo prédio da Câmara de Vereadores na Praça Rio Branco.

Presentes Adroaldo que é Secretário de Turismo, Ivan Aquino Secretário de Meio Ambiente, Richard Silva da ASPAFF, Leonardo Muritiba da Yamana, Roberto Jacobina da Acija, Everardo Germano que é restaurador, Professor Valter Oliveira da Uneb, entre outros. As entidades se unem em um comitê gestor, para administrar o Centro de Memória e Referência do Piemonte da Diamantina,  em parceria com a Prefeitura Municipal.

Para Adroaldo Araújo, com essa parceria haverá a continuidade do trabalho com a alternância política, garantindo que a riqueza histórica e cultural seja mantida, pois Jacobina pelo potencial e diversidade que tem no município que tem, não irá dever a museu nenhum do mundo. Diz que com o comitê gestor nasce outra possibilidade de chegar mais próximo do que se planeja a muito tempo, que é transformar a região em uma região turística, gerando emprego e renda. O grupo irá lutar também para trazer o Instituto Estrada Real para Jacobina, através de negociações com o Governo do Estado.

O Centro de Referência, que será o museu regional de Jacobina abrigará peças e história do sítio arqueológico do Tombador com as figuras rupestres e a área da paleontologia, a história da Estrada Real. Será um local com vários núcleos resgatando a história dos índios Payaya, mostrando a história do ouro, da cultura e do povo.
Fonte: Augusto Urgente!

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP