Professora universitária apresenta tese de doutorado a diretores de Escolas Municipais de Jacobina

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

  - Escolas municipais vêm passando por mudanças significativas em função da escolha do diretor por meio de eleições -

A Professora Doutora Ione Jatobá Leal apresentou o resultado da tese do seu Doutorado em Educação e Contemporaneidade a diretores da Rede Municipal de Educação e membros da Secretaria Municipal da Educação de Jacobina. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 09, na sede da secretaria.

Com o tema "Percepção dos diretores acerca da gestão das escolas municipais de Jacobina-BA", a tese defendida em Julho de 2016 na Universidade do Estado do Bahia (Uneb), em Salvador, foi apresentada aos diretores (público alvo) que participaram da pesquisa respondendo a um questionário que concluiu a tese. A Pós-graduação teve quatro anos de duração e a linha de pesquisa foi em gestão e desenvolvimento sustentável.

Vinte e dois diretores responderam a mais de 30 perguntas sobre o seus perfis profissional e pessoal, percepção sobre a gestão administrativa, pedagógica, dimensão política e gestão não formal.

"O objetivo era analisar como os diretores percebem as atribuições formais e não formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais", explica a Prof.ª Dra. Ione Jatobá, que continua: "Uma das conclusões é que as escolas municipais vêm passando por mudanças significativas em função da escolha do diretor por meio de eleições. Escolhido pelos seus pares, o diretor ganha autonomia e passa a ter um compromisso maior com a comunidade escolar".

Para a secretária da Educação do Município de Jacobina, Professora Azizi Fahiel, "o diretor é luz da escola e fundamental para que as ações programadas pela Secretaria da Educação possam ser bem executadas dentro do ambiente escolar, com impactos positivos para professores, alunos e toda a comunidade envolvida nesse processo".

PONTO POSITIVO
Entre os pontos positivos o trabalho acadêmico identificou que, mesmo não sendo obrigatório, todas as escolas municipais de Jacobina têm secretário e vice-diretor. O Plano de Cargos e Salários desobriga as escolas de pequeno porte a manter estes profissionais.

RECOMENDAÇÃO
Na tese, Jatobá recomenta a criação de um Fórum de Diretores legitimado pela Secretaria da Educação e pela Rede Municipal para juntos conseguirem viabilizar melhorias para as escolas municipais.
Por Tamara Leal.

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP