Hemoba de Jacobina faz campanha e convoca população a doar sangue; ‘situação é crítica’

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com estoque do banco de sangue no vermelho e precisa que mais doadores compareçam a UCT (Unidade de Coleta e Transfusão) de Jacobina. Durante a Semana do Doador, que acontece concomitantemente com o Dia Nacional do Doador, em 25 de novembro, o Hemoba de Jacobina estará atendendo todos os dias, inclusive no próximo sábado (26), das 8h às 12h.
De acordo com Tayana Patrícia Santana Oliveira Sá – enfermeira e coordenadora administrativa da UCT Jacobina -, o estoque vem operando de maneira crítica e com pouquíssima quantidade. “A gente precisa de doação da população em geral, porque nós atendemos 19 municípios. Então, assim, na necessidade desses 19 municípios, onde eles vêm recorrer é aqui, nessa Unidade de Coleta e Transfusão. Se não têm doadores, certamente a gente não vai ter como disponibilizar sangue para uma necessidade. Como nosso estoque está baixíssimo, a gente tem pouquíssimo concentrado de hemácias no estoque, nós pedimos à comunidade que se sensibilize, que venha até aqui e faça sua doação”, destacou Tayana.


Sábado solidário no Hemoba Jacobina

Tayana lembra que na próxima sexta, 25, é comemorado em todo o país o Dia Nacional do Doador. Por conta da campanha nacional, o Hemoba de Jacobina estendeu o atendimento aos doadores até sábado, 26, para as pessoas que não puderem doar durante a semana. “O Hemoba funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, e essa semana em especial, por ser a Semana do Doador e dia 25 o Dia Nacional do Doador, a gente vai estar no sábado, dia 26, fazendo o Sábado Solidário para aquelas pessoas que não puderam vim durante a semana, que venham à nossa unidade no sábado, também de 8h às 12h”, explicou a enfermeira, em entrevista ao Jacobina Notícias.

Quem pode doar

Cada doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas, além de ser um ato de solidariedade. Os adultos acima de 18 anos precisam respeitar alguns critérios para doar sangue. É necessário que a pessoa esteja bem alimentado, ter acima de 50 quilos, não ter tido nenhum tipo de febre ou infecção bacteriana nos últimos trinta dias. Para pessoas maiores de idade, basta se dirigir ao Hemoba de Jacobina e fazer um breve cadastro, passar por uma triagem para doar o sangue e ajudar a salvar vidas.

Pessoas menores de idade, entre 16 e 18 anos, também podem doar, desde que estejam acompanhadas dos pais ou responsável legal, além de terem que assinar um termo de responsabilidade. O responsável pelo menor também precisa acompanhar a doação.

A doação independe do fator sanguíneo da pessoa, porém a maior necessidade são os fatores negativos: AB-, O-, A-. Apesar da maior necessidade desses tipos sanguíneos, o Hemoba solicita que todos os doadores estejam indo à UCT de Jacobina e façam suas doações, pois a necessidade é urgente, independentemente do fator sanguíneo.

Veja Vídeo:
Fonte: Jacobina Notícias

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP