Falta 1 dia para o Enem: veja dicas para uma boa prova

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

04/11/16- O grande dia está muito próximo. Com milhões de inscritos, jovens e adultos de todo o país irão prestar o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado nesse sábado e domingo (5 e 6 de novembro). É a oportunidade para muita gente conseguir uma boa nota na prova para disputar vaga em universidades, ou ainda conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Mas, no último minuto, um documento esquecido em casa, a escolha errada de caneta, uma noite mal dormida ou, pior, fazer um selfie dentro da sala de provas, mesmo antes de receber o caderno de questões, podem acabar com um ano inteiro de preparação.

Para evitar isso, confira 10 dicas rápidas para não estragar seu Enem, de forma que o candidato possa se preparar na véspera na prova com tranquilidade e não deixe que o desespero e a correria acabem fazendo com que um aprovado se torne um atrasado ou eliminado. Veja abaixo:

Horário
Acorde com antecedência para sair com calma de casa, para que haja uma margem de erro caso haja problemas no percurso. E mais importante: preste muita atenção nas recomendações do MEC a respeito do horário de fechamento dos portões e início da prova. Estados que não estão no horário de verão e possuem fusos diferentes precisam se orientar de acordo com o horário de Brasília.

Documentos
Um dia antes, deixe separado tudo que será necessário no dia seguinte, para que não haja correria na manhã do exame. Os itens imprescindíveis são a caneta preta, de corpo transparente, e um documento oficial com foto. Atenção: documentos em mal estado ou sem foto não serão aceitos. No site do Enem, há uma relação com todos os documentos que serão aceitos pelos fiscais. Em caso de roubo ou furto, o candidato pode levar o boletim de ocorrência atestando a ausência dos documentos.

Local de prova

O INEP já divulgou aos candidatos os locais onde as provas serão realizadas. E o dia da prova não é o ideal para descobrir qual é ou onde fica a escola ou faculdade onde será realizado o exame. Visite o local com antecedência e calcule quanto tempo é necessário para chegar até lá. Além disso, saia com tranquilidade, já que trânsito não é desculpa para entrar após o horário.

Caneta preta
Esqueça lápis, lapiseira, borracha ou caneta azul. De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Mas não é qualquer uma não: elas também precisam ter o corpo transparente, de forma que o fiscal possa enxergar o interior da caneta.

Adereços
Aproveite o dia do exame para oxigenar suas belas madeixas e deixe o boné em casa, assim como outros itens de chapelaria como gorros e toucas, que são proibidos no dia do exame. Outra coisa importante é a respeito de relógios, que também não podem ser utilizados pelo candidato na hora da prova.

Comidas pesadas
Comer aquela feijoada maravilhosa na noite anterior, aproveitar um super café da manhã com ovos e bacon, e devorar um churrasco grego antes de entrar para fazer o Enem podem ser a receita perfeita para tirar nota 10 em dor de barriga. Faça refeições equilibradas antes do exame e leve para a sala de prova água e um lanche leve, como barra de cereais e chocolate.

Não estude na véspera
Depois de meses se preparando para o exame, enfiar a cara nos livros e estudar horas a fio poucas horas antes do exame não é uma boa receita. Além de aumentar a ansiedade, isso pode acabar tirando horas preciosas de sono e descanso, que podem fazer a diferença no momento da prova.

Durma bem
A véspera da prova não é o momento certo para assistir àquela maratona de séries ou passar a noite em claro jogando com os amigos, mesmo que seja para relaxar. Durma cedo, na véspera das duas provas, para conseguir acordar bem para enfrentar a bateria de perguntas que vem pela frente.

Relaxe e divirta-se na véspera
Use o tempo da véspera para fazer atividades prazerosas como ler, jogar videogames, ou sair com os amigos – sem exagerar e voltar tarde, claro. Como o ano foi bastante puxado na rotina de estudos, e todo conteúdo já está fixado, dê essa folga a você mesmo e vá bastante tranquilo na hora de responder as questões.

Nada de selfies
Fazer tudo direitinho o ano todo e ser eliminado porque fez uma selfie na sala de prova é marcar muita bobeira, certo? Tirar fotos – seja da prova, do cartão de respostas ou de si mesmo dentro da sala – acarreta em eliminação do Enem, e o MEC faz monitoramento de redes sociais para encontrar candidatos que estão burlando as regras. Se estiver com o celular, coloque o aparelho dentro da sacola, embaixo da carteira, e se preocupe apenas com o gabarito.

Postar um comentário

  © AUGUSTO URGENTE DE OLHO AN NOTÍCIA! by Augusto jacobina 2013/2014 - Contatos: (74) 9125-2490 / 8107-1105 / 9935-8985 / / E-mail: cidadedoouro@globomail.com

Back to TOP